Geraldo Lemos Neto e Chico Xavier, em Uberaba, em 1988.
Escritor, orador e médium psicógrafo, Geraldo Lemos foi, por doze anos, diretor da União Espírita Mineira. Historiador e biógrafo de Chico Xavier, conserva e mantém a casa do famoso médium, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, para visitações.
Geraldo Lemos tinha a família muito ligada a Chico Xavier e passou a admirar bastante o trabalho exercido pelo médium mais famoso do Brasil. Geraldo então passou a escrever cartas para Chico, mas não assinava e nem colocava o endereço do remetente, por pura timidez. Foi num evento, em São Paulo, que os dois se conheceram pessoalmente. Chico Xavier estava lançando dois livros e a noite de autógrafos entrou pela madrugada. Geraldo ficou ali, atento, durante todo o período em que Chico atendia às pessoas. Quando todos foram embora, Geraldo foi ao encontro de Chico e o abraçou. Qual foi a surpresa de Geraldo quando Chico olhou pra ele e disse: "Gosto muito de receber suas cartinhas, Geraldinho!" (como Geraldo era tratado pela família). Chico completou: "Só não entendo a razão pela qual você não assinava as cartas e não colocava o endereço para que eu pudesse responder". A partir daí surgiu uma bela amizade e Chico convidou Geraldo para ir à casa dele em Uberaba. Além disso, Geraldo recebeu das mãos de Chico um buquê de flores e, emocionado, chorou.
No próximo dia 28 de junho, Geraldo Lemos fará a palestra CHICO XAVIER - MANDATO DE AMOR. Essa palestra vai acontecer na livraria Saraiva do Iguatemi, às 19h30, com entrada franca e lançamento de três livros.