Maria de Lourdes Monaco Janotti
Maria de Lourdes Monaco Janotti graduou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 1959, onde se tornou docente, obtendo os seguintes títulos universitários: doutorado, defendendo a tese João Francisco Lisboa, Contribuição para o estudo da Historiografia Brasileira, em 1971, (publicado pela editora Ática, em 1977); livre-docente, defendendo a tese Os subversivos da República, em 1984, (publicado pela editora Brasiliense, em 1986); professora-adjunto, em 1987, defendendo memorial circunstanciado sobre trabalhos realizados.
É autora de livros, artigos e capítulos de livros, entre os quais destacam-se: O coronelismo. Uma política de compromissos. São Paulo, Brasiliense, 1981; A Balaiada. São Paulo, Brasiliense, 1987; A primeira grande guerra. Confronto de Imperialismos. São Paulo, Atual, 1992; Sociedade e política na primeira República. São Paulo, Atual, 1999; História, política e ensino. In: Bittencourt, Circe (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo, Contexto, 1997; O diálogo convergente: políticos e historiadores no início da República. In: Freitas, Marcos Cezar de (Org.) Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo, Contexto; Bragança Paulista, USF, 1998; Problemas metodológicos: depoimentos e repressão. Caderno CERU nº.12-2001. São Paulo, Humanitas / FFLCH; Barbárie, ensino e historiografia. Saeculum. Revista de História. Nº 6/7. 2000/2001. João Pessoa. Editora Universitária/ UFPB, 2002; Questionando a narrativa memorialística. In: Malatian,Teresa et al. As múltipas dimensões da política e da narrativa. Franca, UNESP - Olhodagua, 2003.
Atualmente é professora do curso de pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP).
Leia a seguir a opinião da acadêmica sobre o livro "Isabel - A mulher que reinou com o coração", de autoria da portuguesa Maria José Cunha, publicado pela Vinha de Luz Editora por ocasião dos 10 anos da desencarnação de Chico Xavier, neste ano de 2012.……………………………... "Cara Maria José Cunha,
Recebi seu livro com uma belíssima dedicatória das mãos de nossa amiga comum, Ana Carmela.
Fiquei impressionada com a excelência da edição, a arte da capa e dos apêndices, e com a escolha cuidadosa das imagens.
Acredito que a Editora Vinha de Luz deu um salto significativo na produção dos livros espíritas no Brasil. Você e os editores estão de parabéns. Seu livro é resultado de afinada pesquisa histórica realizada em afamados repertórios documentais e seu discurso equilibra-se entre a fé e as ciências, sem submeter uma a outra. Da mesma forma que são irrepreensíveis as análises das fontes e da bibliografia. Receba meus cumprimentos pelo excelente trabalho realizado, acompanhados de meus agradecimentos e admiração.
Esperando encontrá-la oportunamente,
Maria de Lourdes Monaco Janotti"
Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Currículo e foto in: http://www.historia.fflch.usp.br/docentes/mljanott
05/12/2012
|