Numa síntese sem proselitismo, desejo manifestar minha gratidão ao querido Baccelli pela bênção da sua peregrinação pelos centros espíritas em Londres e Portugal.
Do Algarve ao Porto, passando pelo centro do país e finalmente Lisboa, as casas espíritas estiveram sempre superlotadas, num afã de escutar e aprender com esse verdadeiro trabalhador da última hora.
Sem jamais se desviar dos temas doutrinários propostos, antes os ilustrando com os ensinamentos e saber do querido Chico Xavier, Baccelli aprofundou e ensinou a estudar a Doutrina básica e a complementar psicografada por Chico Xavier.
Temas como "Revelações na psicografia de Chico Xavier", "Cartas de uma morta", "Cidade no Além", "Emmanuel, o quinto evangelista" e muitos mais foram tratados com muita humildade e simplicidade, mas com a eloquência do conhecimento profundo.
A assistência imóvel, olhar fixo, atento, bebia e assimilava conhecimento que não havia antes chegado aos seus ouvidos.
Os pedidos para voltar no próximo ano se repetiam sucessivamente e uma alegria espiritual transparecia nos rostos.
As "Reuniões mediúnicas de psicografia" em Pechão, Algarve, no "Mentor Amigo" e em Lisboa, n'"A Casa do Caminho", foram momentos inéditos para o movimento espírita português.
As cartas familiares recebidas por Baccelli e dirigidas a familiares presentes constituíram o culminar de uma tarefa que fechou com chave de ouro.
Os pormenores das cartas, mais as citações de nomes, do exclusivo conhecimento dos próprios, arrancaram muitas lágrimas de emoção a todos os presentes.
Carlos Baccelli é já presença necessária e obrigatória na Europa. De Londres e Portugal avançará Europa dentro, plantando a mensagem que se faz necessária: conhecer a obra psicografada por Francisco Cândido Xavier. De Paris já chegaram convites e só não se realizaram encontros por incompatibilidade de horários.
Aproveito este espaço para me dirigir ao Sr. Passini e dizer-lhe que os espíritas portugueses são cabeças pensantes e por isso prescindem dos seus conselhos. O povo português privilegia o seu próprio raciocínio ao de estranhos duvidosos. Saiba que sentimos compaixão por si por nos ser tão evidente quem o acompanha. Rogo a Jesus o envolva em sua luz.
Que o Senhor da Vida nos ilumine a inteligência e o coração.
Noemia Maria José
Espírita portuguesa que reside em Londres