Dr. Hernani Guimarães Andrade com o prêmio da AME-Brasil pela pesquisa do campo biomagnético- CBM
No próximo dia 31 de maio completam-se 100 anos do nascimento do professor e pesquisador Hernani Guimarães. Nascido em Araguari, MG, em 1913, Hernani viveu grande parte de sua vida em Bauru, onde veio a desencarnar em 25 de abril de 2003.
Engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi também um conceituado parapsicólogo.
Converteu-se ao Espiritismo quando tinha 16 anos de idade. Reconhecido como um dos maiores pesquisadores científico do Espiritismo na atualidade, era unanimidade na área da Parapsicologia. Escreveu e publicou diversos livros sobre as pesquisas e trabalhos efetuados, sendo algumas delas: Teoria corpuscular do espírito, Parapsicologia experimental, Psi quântico, Morte, Renascimento, Evolução, Espírito, Perispírito e alma, Reencarnação no Brasil, Transcomunicação instrumental e a morte – uma luz no fim do túnel, A mente move a matéria.
Fundou o Instituto Brasileiro de Psicobiofísica – IBPP, um laboratório de estudo e fatos espíritas, através do qual procurava demonstrar cientificamente a existência de fenômenos paranormais, como a reencarnação, a obsessão, a transcomunicação instrumental, tendo realizado também pesquisas para detectar o que denominou como campo biomédico.
Poucas vezes lembrado no movimento espírita da atualidade, Hernani Guimarães deixou sua grande contribuição para a divulgação da Doutrina, através de suas pesquisas. Embora a envergadura científica, foi o traço moral sempre marcante em toda a sua vida.
Dr. Banerjee e esposa (E) visitam o IBPP. À direita, Suzuko Hashizume e Dr. Hernani Guimarães Andrade Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Ismael Gobbo | SP
17/05/2013
|