HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE CHICO XAVIER
(SITE GEB)
1º Orador: Dr. Weimar Muniz de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (ABRAME). Durante décadas, ele e a esposa, D. Cleuza, foram amigos dilectos de Chico Xavier.
Título: O Perfil de Chico Xavier
O orador começará por uma biografia resumida do médium. Falará sobre Chico e a Arte: Chico poeta; Chico e a Música; Chico e a Literatura. No campo da Mediunidade; Maria João de Deus, sua mãe; Campo de pouso; A Humildade de Chico Xavier; O caso Langerton; Chico e Jesus; Respeito por Jesus; A face de Jesus; Natureza do espírito de Jesus; Chico, mensageiro do Senhor; No campo da Unificação; União e Unificação; Unificação das Doutrinas Religiosas; Liderança e Sabedoria de Chico Xavier; Chico na Índia; Chico e Mahatma Gandhi; O Perdão sob a óptica de Chico Xavier; Aspecto Religioso do Espíritismo; O Apóstolo do Milénio; O Mineiro do séc. XX; O Maior Brasileiro da História.
2ª Oradora: Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, amiga íntima de Chico Xavier desde 1958 até ao seu falecimento. Presidente da Associação Médico-Espírita Internacional (AME-INT) e da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil)
Título: Revelações e Instruções Científicas na Obra Chico Xavier - Emmanuel
A conferencista começará por referir algumas reflexões de Chico Xavier relativas à necessidade da renovação interior; falará depois sobre: a visão integral do Ser; as revelações sobre o Pensamento; a constituição do Ser Humano; as propriedades da Luz; a Biologia Celular e Molecular; as origens das Doenças; as Infecções, a Depressão e o Cancro; as revelações sobre a Glândula Pineal; a Casa Mental; os Transtornos Mentais; a Terapia Complementar Espírita; a Fonoaudiologia; o Processo Reencarnatório; a Dor – Carma; o Perdão e a Saúde; o poder do Amor; e a Mediunidade e o Progresso Humano.
3º. Orador: Conrado Gonçalves Santos, representando Paulo Rossi Severino, amigo pessoal de Chico Xavier.
Título: Mensagens que consolam e comprovam a vida após a morte
Partindo de estatísticas confiáveis que comprovam a autenticidade das mensagens recebidas pelo médium, o orador abordará vários casos de jovens falecidos, que constam do livro “A Vida Triunfa”, de Paulo Rossi Severino e em que foram feitas cerca de 200 entrevistas aos familiares encarnados, tendo sido publicadas apenas 45.
O orador falará sobre algumas dessas mensagens e sobre a demonstração dos dados correctos referidos nas psicografias recebidas pelo médium Chico Xavier, dados estes que, em muitos casos, eram desconhecidos dos próprios parentes encarnados.
Irá também apresentar alguns dados que mostram bem a grandeza do indivíduo Chico Xavier. Referirá como eram as reuniões públicas onde as cartas-mensagens eram recebidas, e o método de pesquisa para explicar as mensagens; falará também da fundação do jornal mensal “Folha Espírita”, de S. Paulo e dos casos neste publicados.
Sobre o “A Vida Triunfa”, referir-se-á ao objectivo do mesmo, escrito em parceria com a Associação Médico-Espírita de S. Paulo (AME-SP); apresentará diversos gráficos das pesquisas efectuadas e falará sobre os casos de alguns dos jovens que nele constam: Jair Presente; Volquimar; Carlos Alberto; Roberto Muskat; Ilda; Carlos Teles; Heitor Furtado; e Maurício Garcez Henrique. São histórias impressionantes, contadas na 1ª pessoa. Conclusões a tirar de “A Vida Triunfa”. Chico Xavier – Triunfou!
4º Orador: Rubens Germinhiasi
Título: Relembrando Chico Xavier
O orador foi amigo de Chico Xavier durante mais de 40 anos.
Encontrava-se em Uberaba no dia da desencarnação do médium, em 30 de Junho de 2002. Emocionado por aquele momento de despedida, escreveu um texto descrevendo os acontecimentos e, sobretudo, as inúmeras homenagens dos amigos e da população em geral.
Seguidamente, irá relembrar vários Casos Inesquecíveis vividos junto do médium. São lembranças imorredouras de um homem simples e bom, que estava sempre bem humorado, transmitindo as suas lições de sabedoria num clima de paz e de fraternidade.
5º Orador: Adelino da Silveira
Título: Meu Amigo Chico Xavier
Autor de três excelentes livros sobre Chico Xavier. Conviveu durante muitos anos com o grande médium e considera-o o ser humano mais humano que conheceu. “Uma luz reflectindo o próprio Cristo”.
6º Orador: Rolando Boldrin
O ator, cantor e apresentador do programa SR. BRASIL, da TV Cultura de S. Paulo, na comemoração dos 100 anos de nascimento de Francisco Cândido Xavier, interpretrá e “ viverá” de forma “emocional” e bem-humorada versos e sonetos de algumas figuras da poesia portuguesa e brasileira (João de Deus/Antero de Quental/Olavo Bilac e Cornélio Pires), psicografados por Chico Xavier. Cantará ainda algumas canções e contará histórias (causos) com conteúdos espirituais, de autores brasileiros (Guimarães Rosa/Catulo da Paixão Cearense, etc).
Textos psicografados
À MORTE- Antero de Quental
DEUS – Antero de Quental
BRASIL – Olavo Bilac
A CRUCIFICAÇÃO- Olavo Bilac
O LIVRO – Olavo Bilac
PARENTESCO E REENCARNAÇÃO- Cornélio Pires
TRÊS ESTRELAS – João de Deus
Canções:
EU, A VIOLA E DEUS – autor: Rolando Boldrin
AMOR DE VIOLEIRO- autor: Rolando Boldrin
VIDE-VIDA-MARVADA –autor: Rolando Boldrin
VILA ISABEL DO ESPAÇO- Letra de Noel Rosa psicografada) Música de Hervê Cordovil..
Histórias (“Causos”) pitorescos
Rolando Boldrin contará ‘causos’ engraçados e falará sobre a influência de Cornélio Pires (que conheceu quando era criança) na sua carreira artística.
Falará da sua participação (premiada) como actor n’ “A Viagem”, a 1ª. telenovela que abordou um tema Espírita no Brasil.
A sua personagem era um médium, o Dr. Alberto. Esta sua interpretação deu-lhe o prémio ao melhor actor em 1975, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Finalizará a sua apresentação com uma canção.