Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Lições de sabedoria – Editoras espíritas na opinião de Chico Xavier



Várias obras psicografadas por Chico Xavier, traduzidas para o Esperanto,

estão disponíveis para download gratuito no site da FEB.


MARLENE NOBRE — Perguntamos sobre o trajeto das obras recebidas por seu intermédio, porque sentimos que os cerca de cem primeiros volumes, aqueles que estão mais particularmente ligados à editora da Federação Espírita Brasileira (FEB) são os livros mais densos; depois houve como que um movimento mais explicativo dos conceitos já ventilados, os benfeitores desceram mais as minúcias, com obras mais simples. Foi realmente esse o caminho seguido?

— "Creio que esse foi o caminho seguido, porque a Federação Espírita Brasileira fazia sempre uma revisão muito rigorosa. E, nessa revisão, muitos conceitos não sofriam deformidades, eram mantidos, mas dentro de uma estreiteza que não suportava nenhuma expressão de elasticidade. Mas era preciso abrir mais. Então, o espírito de Emmanuel, que dirige essa equipe de espíritos, achou razoável que se estimulasse nos companheiros inclinados a se responsabilizar por uma editora que recebessem, dos espíritos, livros tão simples como o povo, em si, necessita. Eu creio que a Federação agiu muito bem, porque ela ficou segregada no classicismo da Doutrina, uma espécie de movimento, não digo dogmático porque ela não faria nada dogmático, mas um movimento de mais largueza de palavras para melhorar e iluminar o raciocínio". (Abril de 1990)

(...)

 MARLENE NOBRE — Pondero que tem surgido muitas obras no movimento editorial espírita, de cunho psicográfico, que não são de boa qualidade e às vezes até conflitantes com determinados ensinamentos. Não há nada que se possa fazer?

— "Não, porque acho que isso é um mercado. Cada lavrador leva ao mercado a produção que ele consegue obter da Terra. Agora o consumidor é que vai dizer, não é mesmo?" (3/95)

 MARLENE NOBRE — Você é um best seller incontestável do movimento editorial brasileiro. Gostaria que você nos dissesse algo sobre a trajetória de cada obra que recebe. Emmanuel, o coordenador do objetivo, fala a respeito do objetivo de cada livro?

— "Ele sempre considerou que cada livro se destinava — se destina, aliás — a uma faixa de pessoas que estão incursas na necessidade de conhecer aquele livro para fins de recuperação da paz e de renovação delas mesmas."

MARLENE NOBRE — Faço um comentário sobre os livros psicografados: Penso que grande parte de sua obra já deveria ter sido vertida para o inglês e o castelhano, através de um esforço concentrado do movimento espírita brasileiro. Não ignoro que já há dezenas de títulos nesses idiomas, mas o que tenho sentido no contato com confrades de outros países, durante os últimos congressos internacionais aos quais tenho comparecido, é que eles são ainda insuficientes para a demanda, que se torna cada vez maior.

— "Eu não posso dizer nada, porque os livros são como filhos, são entregues aos editores e quem pode falar sobre isso são eles", ponderou.

______________________

Do livro "Lições de Sabedoria" - Marlene Nobre | Item: "EDITORAS ESPÍRITAS" | FE Editora Jornalística Ltda: http://folhaespirita.webstorelw.com.br/ | Livro: http://folhaespirita.webstorelw.com.br/products/licoes-de-sabedoria



Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Via Facebook
30/09/2013
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31