Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Centro Espírita Perdão e Caridade de Lisboa promove seminário no dia 26 de janeiro com o tema "A vida extraterrestre à luz do Espiritismo"



Haverá vida noutros planetas? Haverá vida no sistema solar?

Um leitor deixou-nos essa interessante questão na caixa de comentários:

"Queria abordar aqui um assunto que já foi aflorado no último número do Jornal de Espiritismo, mas eu creio que é oportuno falar dele aqui, até porque a maioria dos leitores deste blog não deverão ler aquela publicação. Para além disso, trata-se de um assunto que é, por vezes, utilizado como arma de arremesso contra o Espiritismo, pelo que será útil para os leitores deste blog.

Trata-se das descrições referentes à vida noutros planetas do nosso sistema solar (sobretudo Júpiter), que aparecem em vários números da Revista Espírita no tempo em que ela era publicada sob a direção de Allan Kardec. A verdade é que a ciência oficial não confirmou a veracidade dessas descrições. Embora o estudo científico da eventual existência de vida em outros planetas do nosso sistema solar (que, é preciso lembrá-lo, constitui apenas uma parte ínfima do Universo) ainda só esteja no começo, parece hoje claro que os planetas do nosso sistema solar não deverão ter albergado mais do que formas microbianas de vida, o que fica muito longe das descrições exuberantes que aparecem na Revista Espírita. Há que se ter a coragem e a humildade de assumir abertamente que, nesse ponto, o Espiritismo falhou e também que Kardec deveria ter mostrado mais espírito crítico ao ler aquelas descrições. Obviamente, isso não invalida a Doutrina Espírita como um todo, até porque foi Kardec que disse que se a ciência demonstrasse estar o Espiritismo errado em algum ponto esse ponto deveria ser abandonado.

A pluralidade dos mundos habitados é um dos pilares do Espiritismo (juntamente da existência de Deus, da imortalidade da alma, da reencarnação e da comunicabilidade dos espíritos). O único ponto em que os crentes das religiões tradicionais estão todos de acordo com o Espiritismo é na
existência de Deus. E o único ponto em que os ateus estão de acordo com o Espiritismo é em que é racional pressupor-se que a vida inteligente não existe apenas na Terra.
 
Para responder à questão do nosso leitor, lembramo-nos do nosso companheiro de lides espíritas Antero Ricardo, um dinâmico trabalhador espírita e um apaixonado pela Astronomia, que costuma fazer seminários sobre esse tema e o Espiritismo. Já assitimos a alguns e gostamos muito. Aqui vai a resposta: A Doutrina dos Espíritos avança com a ciência, mas onde esta se detém no estudo das leis da matéria o Espiritismo vai além dessas fronteiras, penetrando nas dimensões espirituais e esperando, mais tarde, as confirmações e os estudos científicos para lhe darem respaldo e comprovação. A ciência oficial não confirmou as informações que os espíritos fizeram sobre Júpiter nem sobre qualquer outra revelação ditada pelos espíritos superiores a Kardec referentemente à existência de vida em outros mundos, seja ela qual for. Deixemos serenamente que a ciência astronômica e outras correlacionadas se pronunciem validando ou não as premissas espíritas. Aguardemos com tranquilidade. Chegará o tempo em que tal acontecerá!

Para que possamos entender a vida, como ela se pronuncia e organiza, sua constituição, as suas diversas formas de manifestação que se estendem muito além das nossas percepções físicas, necessitamos recorrer ao estudo das obras codificadas por Allan Kardec e cruzá-las com a vastíssima literatura espírita disponível, nomeadamente a de Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco e outros.

Para admitirmos a existência de vida em outros mundos, conforme os egrégios espirituais afirmaram, faz-se indispensável considerar, entre vários outros aspectos que merecem exame e reflexão aprofundada, que a matéria existe em estados que desconhecemos e que pode ser tão sutil e etérea que não produza nenhuma impressão aos nossos sentidos, conforme resposta dos espíritos superiores à pergunta 22 de "O Livro dos Espíritos". São esses estados da matéria desconhecidos que albergam vida "física" em dimensões diferentes da nossa.

Estes são campos de análise e estudo super interessantes para debate em torno da Doutrina que abraçamos. Diante de tão grandiosas informações que o Espiritismo nos abre para um entendimento de nós mesmos e da vida pujante que vinga em qualquer quadrante do Universo, detemo-nos na pequenez do que ainda somos diante das leis sempre eternas que governam seres e mundos sob
os auspícios do Criador. (Antero Ricardo)


Nem de propósito o Antero Ricardo vai ministrar um seminário que tem por tema precisamente "A vida extraterrestre à luz do Espiritismo". É já no
domingo, dia 26 de janeiro, das 15 às 18h30, nas instalações do Centro Espírita Perdão e Caridade, em Lisboa."










Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel | Antero Ricardo
28/01/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31