Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Vá ao teatro espírita no fim de semana - Em cartaz, "Um amor de renúncia", peça adaptada da obra de Chico Xavier por Emmanuel




O espetáculo Um amor de renúncia conta a história de Alcíone e Pólux/Padre Carlos, e se baseia no romance Renúncia, ditado pelo espírito Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, considerado uma das obras de referência na literatura espírita. A adaptação dessa história de amor para o teatro focalizando os protagonistas Pólux e Alcíone foi feita por Alberto Centurião a partir do original.

A trama poderá ser vista nas cidades:


- 15/03 - Americana - Teatro de Arena Elis Regina, às 20h30
Rua Piauí, 1080 - Chácara Machadinho
Informações: (19) 3462-7395

- 16/03 - Teatro Municipal de Poços de Caldas, às 20h00
Pça.Getúlio Vargas, s/n
Informações: (35) 3697-2391

- 30/03 - Teatro Municipal São Carlos, às 18h00
Rua 7 de Setembro, 1735
Informações: 3371-4339



03/04 - Araçatuba



04/04 - Ilha Solteira


05/04 - Três Lagoas


07/06 - Guarulhos
 
Renúncia é um romance monumental, que narra a saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcíone, ao longo de quatro décadas. A presente adaptação faz um recorte nesse painel para contar a história do amor impossível de Alcíone e Padre Carlos, que é Pólux reencarnado. Um amor impossível, porém invencível, pois transcende os limites temporais, abrindo-se em perspectivas de eternidade.

Da extensa galeria de personagens de Renúncia, três são trazidos à cena: Pólux/Padre Carlos, Alcíone e Padre Damiano/Emmanuel, que comenta e conduz a narrativa.

Mantida a sequência original das cenas, a peça Um amor de renúncia começa no Umbral, onde Pólux recebe a visita da luminosa Alcíone, quando se prepara para reencarnar. Os espíritos enamorados voltam a se encontrar, já encarnados, na cidade de Ávila, na Espanha, quando Alcíone está com 17 anos e Carlos já fez seus votos de padre. Alcíone faz o possível para orientar o jovem padre a respeitar seus votos e sublimar o amor que sentem, mas Carlos tem dificuldade de compreender as elevadas razões morais da amada.

Levada por Padre Damiano e por sua mãe Madalena, Alcíone muda-se para Paris, onde receberá a visita de Carlos, que largou a batina e partiu ao seu encontro. Ocorre que Alcíone está às voltas com pesados compromissos familiares, cujos detalhes não podem relatar a Carlos que, desiludido e enciumado, retorna à Espanha.

Passados alguns anos, quando pôde dar por terminada sua tarefa junto ao grupo familiar, Alcíone parte ao encontro do amado, mas vai encontrá-lo casado, tendo que suportar uma união infeliz. Mais uma vez Alcíone sente-se obrigada a renunciar ao seu amor, afastando-se de Carlos. Sem que ele saiba, decide entrar para a Ordem das Carmelitas para dedicar-se ao serviço aos necessitados sob o nome de Maria de Jesus Crucificado.
Carlos, por sua vez, traído pela esposa, entra para a Ordem dos Jesuítas, sendo admitido em importante cargo da Santa Inquisição, em Madri. Servindo na comunidade de Medina Del Campo, onde desempenha funções de sub-priora, Alcíone toma posição em defesa das jovens freiras assediadas por um capelão corrupto. Em represália, é denunciada à Inquisição, sendo encarcerada sob as ordens de Frei José do Santíssimo, na realidade seu amado Carlos.

Alcíone não sofre torturas, mas depois de dez meses sem ver a luz do sol, nas mais precárias condições, está à morte, quando finalmente recebe a visita de seu algoz, a quem reconhece de pronto. Carlos se desespera ao perceber o mal que causou à pessoa que mais ama no mundo, mas é tarde demais. Alcíone morre em seus braços, deixando-o entregue a profundo desespero, enquanto ela, mais uma vez vitoriosa perante os desafios da carne, retorna, luminosa, à esfera superior de onde proveio.

A produção do espetáculo é da Rama Kriya Produções, também responsável pela montagem de O amor venceu, de Lucius/Zibia Gasparetto, É impossível morrer, de Ricardo O. Forni, e O advogado de Deus, de Lucius/ Zíbia Gasparetto. A transposição teatral é de Alberto Centurião, também responsável pela adaptação de O advogado de Deus.


ELENCO
Cássio Valero
Thamires Silvestre
Valdir Ramos
 
FICHA TÉCNICA
Direção – Lucienne Cunha
Produção – Rama Kriya Produções
Adaptação – Alberto Centurião
Figurinos – Alexandre Medeiros
Trilha – Markinhos Moura
Som – Oscar Junior
Luz – Gil Teixeira
Camareira – Claudete Oliveira
Contra regra – Gilberto Giacomucci

Assessoria de imprensa – C Rolim Assessoria de Imprensa


Assessoria de comunicação e marketing – Magali Bischoff



Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz | Magali Bischoff
18/03/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31