Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Os sonhos de Lutero e de Allan Kardec | A pergunta 642 de O Livro dos Espíritos





(...) Conta-se que Allan Kardec, quando reunia os textos de que nasceria "O Livro dos Espíritos", recolheu-se ao leito, certa noite, impressionado com um sonho de Lutero, de que tomara notícias. O grande reformador, em seu tempo, acalentava a convicção de haver estado no paraíso, colhendo informes em torno da felicidade celestial.

Comovido, o codificador da Doutrina Espírita, durante o repouso, viu-se também fora do corpo, em singular desdobramento... Junto dele, identificou um enviado de planos sublimes, que o transportou, de chofre, a nevoenta região, onde gemiam milhares de entidades em sofrimento estarrecedor. Soluços de aflição casavam-se a gritos de cólera, blasfêmias seguiam-se a gargalhadas de loucura. Atônito, Kardec lembrou os tiranos da história e inquiriu, espantado:

- Jazem aqui os crucificadores de Jesus?

- Nenhum deles - informou o guia solícito. - Conquanto responsáveis, desconheciam, na essência, o mal que praticavam. O próprio Mestre auxiliou-os a se desembaraçarem do remorso, conseguindo-lhes abençoadas reencarnações, em que se resgataram perante a Lei.

- E os imperadores romanos? Decerto, padecerão nestes sítios aqueles mesmos suplícios que impuseram à humanidade…

- Nada disso. Homens da categoria de Tibério ou Calígula não possuíam a mínima noção de espiritualidade. Alguns deles, depois de estágios regenerativos na Terra, já se elevaram a esferas superiores, enquanto que outros se demoram, até hoje, internados no campo físico, à beira da remissão.

- Acaso andarão presos nestes vales sombrios - tornou o visitante - os algozes dos cristãos, nos séculos primitivos do Evangelho?

- De nenhum modo. - replicou o lúcido acompanhante. - Os carrascos dos seguidores de Jesus, nos dias apostólicos, eram homens e mulheres quase selvagens, apesar das tintas de civilização que ostentavam... Todos foram encaminhados à reencarnação para adquirirem instrução e entendimento.

O codificador do Espiritismo pensou nos conquistadores da Antiguidade: Átila, Aníbal, Alarico I, Gengis Khan... Antes, todavia, que enunciasse nova pergunta, o mensageiro acrescentou, respondendo-lhe à consulta mental:

- Não vagueiam, por aqui, os guerreiros que recordas... Eles nada sabiam das realidades do espírito e, por isso, recolheram piedoso amparo, dirigidos para o renascimento carnal, entrando em lides expiatórias, conforme os débitos contraídos.

- Então, dize-me, - rogou Kardec, emocionado - que sofredores são estes, cujos gemidos e imprecações me cortam a alma?

E o orientador esclareceu, imperturbável:

- Temos junto de nós os que estavam no mundo plenamente educados quanto aos imperativos do bem e da verdade, e que fugiram deliberadamente da verdade e do bem, especialmente os cristãos infiéis de todas as épocas, perfeitos conhecedores da lição e do exemplo do Cristo e que se entregaram ao mal por livre vontade. Para eles, um novo berço na Terra é sempre mais difícil.

Chocado com a inesperada observação, Kardec regressou ao corpo e, de imediato, levantou-se e escreveu a pergunta que apresentaria, na noite próxima, ao exame dos mentores da obra em andamento e que figura como sendo a questão número 642, de "O Livro dos Espíritos":

"Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?, indagação esta a que os instrutores retorquiram: "Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo o mal que haja resultado de não haver praticado o bem." (...)

_______________________

Do livro CARTAS E CRÔNICAS | FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER e IRMÃO X | FEB | Cap. 7

……………..........




(...) "Conta-se que, certa vez, Lutero sonhara. Achava-se nos umbrais dos tabernáculos eternos. Interrogou, então, sofregamente, o anjo ali de guarda:

- Estão aí os protestantes?

- Não, aqui não se encontra um protestante sequer.

- Que me dizes? Os protestantes não alcançaram a salvação mediante o sangue de Cristo?

- Já lhe disse, e repito: não há aqui protestantes.

- Então será que aqui estejam os católicos-romanos, os membros daquela igreja que abjurei?

- Tão-pouco conhecemos aqui os filhos dessa igreja; não existem aqui romanos.

- Estarão, quem sabe, os partidários de Maomé ou de Buda?

- Não estão nem uns, nem outros.

- Dar-se-á, acaso, que o Céu se encontre desabitado?

-Tal não acontece. Incontáveis são os habitantes da casa do Pai, ocupando todas as suas múltiplas moradas.

- Dize-me, então, depressa: quem são os que se salvam, e a que igreja pertencem na Terra?

- A todas e nenhuma. Aqui não se cogita de denominações, nem de dogmas. Os que se salvam são os que visitam as viúvas e os órfãos em suas aflições, guardando-se isentos da corrupção do século. Os que se salvam são os que procuram aperfeiçoar-se, corrigindo-se dos seus defeitos, renascendo todos os dias para uma vida melhor. Os que se salvam são os que amam o próximo, e renunciam ao mundo, com suas fascinações. Os que se salvam são os que porfiam, transitando pelo caminho estreito, juncado de espinhos: o caminho do dever. Os que se salvam são os que obedecem à voz da consciência, e não aos reclamos do interesse. Os que se salvam são os que trabalham pela causa da justiça e da verdade, que é a causa universal, e não pelo engrandecimento de causas regionais, de determinadas agremiações com títulos e rótulos religiosos. Os que se salvam são os que aspiram `a glória de Deus, ao bem comum, à felicidade coletiva. Os que se salvam...

- Basta! - atalhou Lutero. - Já compreendo tudo: preciso voltar à Terra e introduzir certa reforma na Reforma". (...)

_________________

Do livro NAS PEGADAS DO MESTRE |  VINÍCIUS | FEB

…………………………

Queridos amigos, como vemos, morrer e alcançar uma região feliz do mundo dos espíritos não é assim tão fácil. Está aí a receita, tanto com Allan Kardec quanto com Lutero (que foi Paulo, o apóstolo, ouvimos de Chico Xavier).

E o Cristo nos advertiu: "Daí não saireis enquanto não pagardes o último ceitil". Que ele nos proteja sempre!!!

Cezar Carneiro de Souza
Abaeté, 28 de março de 2014


Enviado por por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Cezar Carneiro de Souza | Imagens: http://www.feblivraria.com.br
09/04/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31