Alberto perde o pai e se questiona se há vida após a morte
Vida após a morte é o episódio que marca a estreia de Entre o Céu e a Terra. O programa apresenta o biólogo Alberto no dia em que recebe a notícia da morte de seu pai, quando mergulha em uma crise sobre suas certezas científicas e sai em uma jornada rumo a novas descobertas. Partindo das indagações de Alberto, lideranças espirituais e especialistas de outros saberes apresentam suas crenças de como seria uma pós-vida, as implicações existenciais da fé em uma vida pós-morte e as implicações éticas de não se acreditar em um plano espiritual.
No episódio, o historiador de religiões Mircea Eliade diz que a percepção de que há vida após a morte acompanha a própria história da humanidade. Há também depoimentos de representantes de algumas crenças professadas no Brasil, como o Candomblé, por meio da baiana Makota Valdina, para quem “a gente quer ser feliz aqui e agora”; do Islamismo, representado pelo Imam Sami Isbelle, que conta como será o Paraíso para os muçulmanos; da possibilidade de comunicação com os mortos para os espíritas; da terra sem males do povo Guarani na voz de Kaká Werá; do filósofo Renato Janine Ribeiro, do teólogo pernambucano Gilbraz Aragão, do ateu Daniel Sottomaior, entre outros.
Ficha técnica
Produção: Realejo Filmes
Direção geral: Marcelo Machado
Direção e Produção executiva: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri, Marcos Lazarini e Thiago Dottori
Elenco: Clayton Mariano e Anamaria Barreto
Entrevistados
Padre Cido Pereira: Igreja Católica | SP
Makota Valdina: Candomblé
Bakaká Werá: Indígena | SP
Helio Ribeiro Loureiro: Espiritismo | RJ
Imam Sami Isbelle: Islamismo | RJ
Monja Coen: Budismo | SP
Preletor Marcos Rogério Silvestri: Seicho-No-Ie do Brasil | SP
Daniel Sottomaior: Ateu | SP
Renato Janine Ribeiro: Filósofo | SP
Gilbraz Aragão: Teólogo | PE
Entre o céu e a terra pretende abrir um espaço plural de debate e reflexão sobre ideias e conceitos que permeiam a enorme gama de religiões e crenças presentes no Brasil.
Levando-se em conta a relevância do assunto para a construção de uma sociedade democrática, com respeito à diversidade e às diferenças, o programa também pretende transmitir conhecimento sobre as diferentes religiões, suas vivências e manifestações.
Descrição - Série de 26 episódios de 52 minutos, que aborda temas filosóficos e culturais ligados à religiosidade sob uma perspectiva jornalística.