Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

“Um discurso muito duro, sem piedade e inesperado”.


Jornal O Globo - Edição do dia 22/12/201



​“Um discurso muito duro, sem piedade e inesperado”. Essa foi a definição do diálogo mantido entre o Papa Francisco com cardeais, bispos e monsenhores que formam a cúpula da Igreja durante o encontro de confraternização de Natal, na segunda (22).


Segundo o Sumo Pontífice, alguns comportamentos de líderes católicos são uma verdadeira enfermidade. O Papa Francisco ainda elencou 15 “doenças” que são uma epidemia que afeta parte da Igreja.

Confira a lista.

1. A doença de se sentir imortal ou indispensável – Afeta aqueles que se acham superiores. Como antídoto, Papa Francisco indicou uma visita ao cemitério onde estão pessoas que, “talvez, acreditassem que eram imortais, imunes ou indispensáveis”.

2. A doença do excesso de trabalho – Afeta aqueles que “submergem no trabalho descuidando da melhor parte: sentar-se aos pés de Jesus”.

3. A doença da fossilização mental e espiritual – Afeta aqueles que se fazem “máquinas de práticas” em vez de homens de Deus, perdendo a capacidade de “chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram".

4. A doença do excesso de planejamento, que pode levar “a tentação de impedir ou tentar dirigir a liberdade do Espírito Santo”.

5. A doença da má coordenação – São aqueles que “perdem a comunhão uns com os outros”, “uma orquestra que produz ruídos porque não vive o espírito de equipe”.

6. A doença de Alzheimer espiritual - “redução progressiva das faculdades espirituais”, “perda da memória” do encontro com o Senhor.

7. A doença da rivalidade e da vaidade.

8. A doença da esquizofrenia existencial - “abandonam o serviço pastoral e se limitam às tarefas burocráticas, perdendo o contato com a realidade e as pessoas de verdade”.

9. A doença da fofoca.

10. A doença de divinizar os chefes.

11. A doença da indiferença com os outros.

12. A doença da cara de enterro – acomete aqueles que para se dizerem trabalhadores dedicados “enchem o rosto de melancolia e de dureza, assim como tratar os outros com rigidez e arrogância”. “Que bem nos faz uma boa dose de humor saudável.”

13. A doença da acumulação de bens materiais – compensação do vazio existencial.

14. A doença dos círculos fechados – “panelinhas”.

15. A doença do prazer mundano e do exibicionismo.

Elencadas as doenças, Francisco rogou perdão pelos escândalos dentro da Igreja Católica Apostólica Romana.



Basílica San Paolo Fuori le Mura di Roma. Foto: Antônio Peixoto



Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Antônio Sávio | Antônio Peixoto | Foto Basílica: Antônio Peixoto | Matéria in: Jornal O Globo - Edição de 22/12/2014
30/12/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31