Durante homenagens, a autora de denominação de via na cidade, Márcia Moura, deve consolidar carreira política. A lei municipal que tornou possível a denominação de Rua Francisco Cândido Xavier, de autoria da então vereadora, foi sancionada e promulgada pelo então prefeito na época, o médico Dr. Issan Fares.
Uma das maiores festas da história da região leste de Mato Grosso do Sul estará sendo realizada na cidade de Três Lagoas, inclusive com repercussão nacional. Será novamente a oportunidade de todo o Brasil reverenciar a memória de Francisco Cândido Xavier, e através de uma das localidades que mais se faz presente nestas oportunidades.
Foi na cidade três-lagoense que as primeiras homenagens lhe foram prestadas. Com apenas 58 dias de seu falecimento, ocorrido no dia 30 de junho de 2002, a então vereadora Márcia Moura conseguiu apresentar e aprovar, no dia 2 de agosto daquele ano, proposição concedendo o nome de uma rua em homenagem ao grande líder espiritual. Lembramos aqui que a Rua Francisco Cândido Xavier passa defronte ao Centro Fraternidade Espírita José Grosso e Maria de São João de Deus. O nome desse centro espírita leva o nome da mãe de Chico Xavier.
Lembramos aqui que Francisco Cândido Xavier, carinhosamente conhecido e reverenciado como Chico Xavier, nasceu na cidade de Pedro Leopoldo (MG) no dia 2 de abril de 1910. Percorreu durante 92 anos de vida física, com extrema fidelidade, os ensinamentos de Jesus Cristo. Teve como norma as três recomendações do espírito Emmanuel, o seu mentor espiritual: "disciplina, disciplina, disciplina".
No entendimento dos estudiosos da causa espírita ele continua vivo, na pátria espiritual, de onde, por certo, está acompanhando todas essas manifestações em sua memória. Segundo o jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, o Luizinho, um dos principais idealizadores dessas homenagens, “são os exemplos que ficaram plantados em nossos corações e que hoje frutificam em nossas ações”. Diz ele que o Grupo Espírita José Grosso e Maria de São João de Deus, sob sua responsabilidade desde 1996, “tem procurado seguir esses ensinamentos”. São ações de Natal das Crianças, Dia das Crianças em outubro, Páscoa, que são um sucesso todos os anos, como também distribuição de brinquedos, apoio alimentar a pessoas carentes. Mais que isso, lembra Luizinho, que “é a permanente reunião de seus fiéis seguidores, em estudos e prática do amor de Jesus Cristo”. Um fator que muito se tem falado e estudado são as constantes manifestações de apoio espiritual em todas essas ações. (...)
Programação do centenário de Chico Xavier
Em Três Lagoas, Chico Xavier será lembrado nos 100 anos de seu nascimento. O Grupo Espírita José Grosso e Maria de São João de Deus promoveu a vinda de Allan Kardec da Silva, que foi seguidor fiel dos passos de Chico Xavier na vida terrena. Ele abriu as homenagens na quinta-feira, 1 de abril, no Grupo de Fraternidade Espírita José Xavier, no centro de Três Lagoas. A programação contará também com a participação especial do coral Vozes da Fraternidade, coordenado por Neylla Thiago Giachetta e regido pela maestrina Solange — o valoroso coral conta com mais de 20 vozes.
Hoje, 2 de abril, dia do nascimento de Chico Xavier, Allan Kardec profererirá palestra no Grupo Fraternidade Espírita José Grosso e Maria de São João de Deus.
Sábado dia 3, segue para Paranaíba-MS, no Centro Espírita Vicente de Paulo, onde falará sobre seu grande amigo e irmão Chico Xavier.
No domingo, vai à Ilha Solteira-SP, no Cairbar Shutell.
O ciclo de palestras continuam durante todo o mês de abril em Três Lagoas. No Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria de São João de Deus, na sexta-feira dia 9, será a vez de Neylla Thiago Giachetta. No dia 16, o convidado é o Dr. Sérgio de Carvalho, da Ilha Solteira-SP. Dia 23, Cap. Muniz, do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, fala sobre o “missionário do amor” e encerrando as homenagens ao grande Chico Xavier, a Dra. Izabel Fiorese, de Campo Grande, enaltece a vida do médium mineiro.
Haverá distribuição de brindes espíritas no decorrer do mês das homenagens.
Por Arthur Jorge do Amaral — União Brasileira de Escritores – UBE/ME