Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Chico Xavier — A leveza do ser


MANCHETE VISITA O MAIOR MÉDIUM DA TERRA, QUE SE RECUPERA DE GRAVE DOENÇA, E CONSTATA: ELE ESTÁ CADA VEZ MAIS LONGE DESTE INSENSATO MUNDO.
 
Foi com esse título e subtítulo que a revista Manchete, no final de 1987, intitulou a reportagem feita por Júlio Saraiva, com fotos de Wilson Chumbo. O repórter foi a Uberaba objetivando entrevistar Chico Xavier, e do que foi publicado na revista destacamos pequeno trecho para nosso comentário:
 
"A expressão do seu rosto altera-se. Ora sorri, ora fica sério. A ideia que se tem é de que ele está sempre distante, muito longe deste mundo. Aproximo-me, pergunto-lhe sobre a saúde (o hematoma provocado pela queda é visível em seu rosto). Chico me olha, abre um sorriso: 'Estou melhor, sim.' Em seguida, volta a atenção novamente para os seus pobres. Volto a insistir nas perguntas. Quero saber como se sente trabalhando 60 anos ininterruptamente. Outro sorriso e a resposta breve: ´Muito feliz, mas por que você me pergunta isso? Eu não sou ninguém, sou muito pequeno. Não tenho nenhuma importância. Olhe, pegue o papel e escreva zero. Escreva zero e assine embaixo Chico.'"
 
Chico Xavier disse ao repórter que era um zero e disse a muitas outras pessoas que era um cisco. Como deveremos interpretar essas afirmativas?

O conceito que espíritas e não espíritas têm do referido médium é exatamente o oposto do que ele afirmava ser. Por conta disso, ouvimos, no perpassar do tempo, diferentes considerações feitas em torno do assunto.

Alguns diziam que Chico Xavier estava “fazendo graça”, já que ele não era, absolutamente, aquilo que ele afirmava ser: um zero... um cisco. Outros, de forma direta ou indireta, levantavam a suspeita da “falsa humildade”, já que ele sabia não ser o que dizia ser... A maioria permanecia e permanece silente. Afinal, Chico Xavier estava “fazendo graça”, deixava-se levar pela falsa humildade ou estava falando a verdade?

Estava falando a verdade! É necessário lembrar e compreender que Chico Xavier via normalmente o mundo espiritual e convivia com os espíritos. Em decorrência da sua missão, relacionava-se também com espíritos de elevada hierarquia espiritual: benfeitores espirituais da humanidade, espíritos de luz, servidores do Cristo. Embora já tivesse caminhado muito em direção a Jesus, levantando-se do erro para o acerto, das sombras para a luz, através de milênios conhecidos e desconhecidos, sentia-se muito pequeno diante desses seres angélicos que a ele era dado conhecer. Logo, quando Chico Xavier afirmava ser um zero, um cisco, levava em consideração a sua condição espiritual perante o Mundo Maior e não a posição que ocupava na Terra. Lembremo-nos de Jesus quando afirmou: 'Em verdade voz digo que entre os nascidos de mulher João Batista é o maior, mas no reino dos céus, o menor de todos, ainda é maior do que ele. (Mateus, 11: 11).
 
Pedro Bonilha


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz - Serviço Editorial | Ismael Gobbo
02/04/2010
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31