Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Chico Xavier será enfocado em encontro internacional sobre religiões


univ-chicoDe 14 a 17 de abril será realizado em Juiz de Fora, MG, o XIV Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões e o III Encontro Internacional de Estudos da Religião. O tema central será "Chico Xavier, mística e espiritualidade nas religiões brasileiras".

Segundo Anderson Brettas, professor da área de educação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e com trabalhos de mestrado e doutorado versando sobre o Espiritismo, trata-se  de uma abordagem seguramente inédita na academia. "O evento conta com o apoio da Adhilac internacional (Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe), o que contribuirá para disseminar nossas pesquisas em todo o continente".

Para a professora Vera Lúcia Vieira (PUC-SP), vice-presidente da Adhilac no Brasil e membro da comissão técnica do evento, além da homenagem a Chico Xavier, será mais uma oportunidade de se conhecer o papel social do médium que, segundo ela, é ainda estigmatizado no meio acadêmico em função de alguns textos o relacionarem ao regime militar na época da ditadura no Brasil. O evento contará com conferências, dentre as quais a do professor Dr. Alexander Moreira Almeida (UFJF), sobre "Espiritismo e saúde", e a participação de diversos grupos com projetos de pesquisas relacionados à história, política e religião.

"A religião é uma produção humana e os historiadores refletem sobre essa forma de sociabilidade humana, independentemente de qualquer crença", comenta Vera Lúcia. Para ela, a ligação ciência e fé é um dos aspectos que ainda se debatem, em função da discussão que sempre houve entre fé e razão. "O que importa ao historiador é justamente discutir essas manifestações e suas funções sociais, pois não há dúvida de que uma das características mais fortes da identidade dos povos é a convivência entre a razão e fé".

Vinte e três grupos apresentarão trabalhos sobre diversas religiões. Com a temática "Gênese e disseminação do Espiritismo kardecista e espiritualismos no Brasil", serão apresentados 27 projetos de pesquisas, sendo alguns deles: Imaginário, mística e memória do médium psicógrafo espírita – um estudo sobre o fenômeno mediúnico; Kardecismo na literatura brasileira – uma análise de elementos religiosos da doutrina kardecista em Grande sertão: veredas; Cura espiritual: uma análise da experiência dos frequentadores não espíritas na instituição espírita de caridade Nosso Lar, em Montes Claros, MG; Judeus-espíritas em São Paulo; Machado de Assis e o Espiritismo: uma análise das críticas presentes em contos machadianos; Os best-sellers do Brasil: a psicografia e a edição de livros espíritas no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960; O Espiritismo kardecista e sua busca de autolegitimação por meio do (para)cientificismo; Espiritismo e parapsicologia no Brasil: o diálogo entre as duas visões; A doutrina espírita e a psiquiatria: uma abordagem histórica da loucura e obsessão.

Saiba mais em www.adhilac-brasil.org/




Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel | Correio Fraterno, edição 462 - março/abril 2015
19/05/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31