Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

É Allan Kardec, e não Lutero, o maior reformador do Cristianismo




O Cristianismo verdadeiro, instituído por Jesus, é muito simples. É baseado nos dez mandamentos e que ele demonstrou, com mais detalhes, nas bem-aventuranças ou Sermão da Montanha (Mateus capítulo 5), que são a essência do Evangelho.


Kardec revolucionou não só o Cristianismo, mas, praticamente, todo o espiritualismo. Foi ele que, com a sua codificação do Espiritismo, deu um “chega pra lá” no avanço do materialismo europeu de Comte e Marx. E Kardec foi o primeiro homem de ciência que se dedicou ao estudo especial dos espíritos, ou seja, da espiritologia. 

Realmente, as autoridades cristãs sempre acreditaram na imortalidade dos espíritos, mas, na prática, muitas delas vivem como se tudo acabasse no túmulo. Se alguém procurar um padre ou pastor e lhes disser que está querendo estudar mais sobre a alma, receberá deles a advertência para que não faça isso, pois que tal coisa é perigosa! É que quem estuda mesmo os espíritos, como nos recomenda João (1 João, 4: 1), pratica o Espiritismo, já que dialoga com eles, como fez Jesus. (Marcos, 5: 9).

Com o estudo do Espiritismo, descobriu-se uma grande verdade, isto é, a de que os espíritos estão por toda a parte no Universo e envolvem-se muito com todos nós, influenciando-nos muito e até dominando a nossa vida. (Efésios, 6: 12; e Kardec, questão 459 de “O Livro dos Espíritos”). E além do respaldo de vários segmentos da ciência para os fenômenos espíritas, inclusive por parte de cientistas de Prêmio Nobel, descobriu-se que a Bíblia é um manual rico de fenômenos espíritas, “pneumáticos” ou mediúnicos.

Vejamos exemplos bíblicos desses fenômenos: “Defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o espírito de Jesus não o permitiu.” (Atos, 16: 7). Veja-se que Jesus é um homem, e foi seu espírito já desencarnado que se comunicou com Paulo e Timóteo, e não o Espírito Santo dogmático, que respeitamos; “À noite, sobreveio a Paulo uma visão, na qual um homem macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.” (Atos 16: 9). Aqui, também, não é o Espírito Santo dogmático que se manifesta, mas o espírito de um homem macedônio; “Zacarias, seu pai, cheio de um espírito santo, profetizou...” (Lucas, 1: 67). No texto em grego, na frente de “pneumatos” (espírito) não existe o artigo definido “o” (“ho”), logo se coloca corretamente o artigo indefinido, ficando assim: “um” espírito santo e não “o” Espírito Santo. Alguns tradutores, às vezes, até colocam o artigo definido “o” entre parênteses, exatamente porque ele não aparece no original grego. (“Novo Testamento Interlinear Grego-Português”, Sociedade Bíblica do Brasil, 1994). Jesus, na transfiguração, falou com os espíritos desencarnados de Elias e Moisés. E na estrada de Damasco, desencarnado, Jesus fala com Paulo, espírito ainda encarnado. Nesses dois casos, igualmente, não é o Espírito Santo.

E foi Kardec, e não Lutero, quem nos abriu as portas para a grande verdade bíblica da comunicação entre os dois mundos dos espíritos, o físico e o espiritual. E vimos exemplos desses fenômenos de comunicação entre os dois mundos envolvendo o próprio Jesus quando encarnado e quando desencarnado.

Ora, se o excelso Mestre fez essas coisas, nós, também, não só podemos fazê-las, mas até devemos fazê-las! Para perguntas e sugestões ao programa “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista na TV Mundo Maior (por parobólica com o conversor digital e internet), SP: presenca@tvmundomaior.com.br


José Reis Chaves - Prof. de Português e de Literatura aposentado, formado na PUC Minas. Escritor e colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte. Palestrante nacional e internacional espírita, e de outras correntes espiritualistas. Apresentador do programa "Presença Espírita na Bíblia", da TV Mundo Maior. Participante do programa "O Consolador", da Rádio Boa Nova.








Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | José Reis Chaves | Colunista diário OTempo | Belo Horizonte
03/06/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31