A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América (NASA) é responsável pelo programa espacial, pelo lançamento de satélites, a viagem à lua e excursões interplanetárias.
Em 1978, essa organização científica realizou importante pesquisa sobre os dons mediúnicos de Chico Xavier. O engenheiro eletrônico Paul Hild permaneceu seis dias em Uberaba, utilizando uma aparelhagem capaz de captar, segundo declarou, “sons emitidos por espíritos no espaço” e disse, ainda, que “um dos aparelhos deixou de funcionar sob a força do olhar do médium”.
O pesquisador constatou, também, que a aura espiritual de Francisco Cândido Xavier é sentida num raio de dez metros, fato considerado extraordinário, pois “outros médiuns pesquisados mostraram uma aura de um raio máximo de dois centímetros”.
O Dr. Paul Hild obteve da NASA permissão para continuar pesquisando Chico Xavier, em futuro próximo.
A reportagem publicada pelo jornal Folha Espírita em sua edição 51, de junho de 1978, concluiu: “Tudo isso deve ser observado tendo em vista que o espírito transfixando o tempo transfixa o espaço e o grande problema da exploração do espaço interplanetário é um problema de tempo”. Estamos ainda em ângulo muito próximo para imaginar a importância dessa pesquisa e suas incalculáveis consequências para o progresso humano e o encontro com os outros mundos, evidentemente habitados.
O jornal O Estado de S. Paulo, de 30 de abril de 1978, publicou a seguinte manchete:
“NASA estuda a mediunidade de Chico Xavier”.
E complementou:
“Um especialista da NASA, o engenheiro eletrônico Paul Hild, permaneceu seis dias em Uberaba estudando a mediunidade de Francisco Cândido Xavier. Durante esse período, além de entrevistá-lo, o engenheiro manteve contatos com autoridades espíritas e católicas da cidade, revelando-se impressionado com a mediunidade de Xavier constatada nos testes.
Paul Hild trouxe ao Brasil sofisticada aparelhagem eletrônica e uma câmara de tevê em circuito fechado. A NASA tem uma equipe para estudar esse tipo de fenômeno”.
A pesquisa realizada pela NASA representa, na verdade, um aval ao trabalho missionário de Francisco Cândido Xavier.
Na pesquisa relativa à aura do médium, deduz-se pelos conceitos do pesquisador que se trata de um fato incomum, revelando o gabarito do espírito pesquisado.