Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Centenário de Chico Xavier inspira produções no cinema e na TV


O cinema se rende à popularidade de Chico Xavier (1910-2002) e no ano do centenário do médium mineiro a Doutrina Espírita é tema de diversas produções nacionais. Além de “Chico Xavier”, cinebiografia que entrou em cartaz na sexta-feira (2), vêm aí “As cartas”, “As mães de Chico”, “E a vida continua” e “Nosso lar”.


Nelson Xavier, que faz em performance brilhante como o líder espírita no longa de Daniel Filho, volta a interpretar o médium em “As mães de Chico”, de Glauber Filho – diretor de outra longa-metragem do gênero, “Bezerra de Menezes – o diário de um espírito" (2008). Segundo o ator, as filmagens começarão no final deste ano, em Fortaleza.

“É como se eu fizesse outro personagem. No filme do Glauber vou interpretar o Chico já velhinho, em seus últimos anos de vida”, diz Nelson, que em “Chico Xavier” vive o médium dos 59 aos 65 anos. O ator explica que líder religioso não é o principal foco de “As mães de Chico”. “O destaque mesmo são as mulheres que perderam seus filhos e tiveram contato com as mensagens psicografadas”.

A diretora Cristiana Grumbach colhe depoimento de mãe que recebeu mensagem psicografada por Chico Xavier durante filmagens do documentário 'As cartas'.  Olhar semelhante sobre o espiritismo faz o documentário “As cartas”, de Cristiana Grumbach (assistente de direção de “Edifício Master”). Em fase de finalização, o filme tem lançamento previsto para setembro e retratará a história de cinco famílias que recebem cartas das mãos do médium.



A diretora Cristiana Grumbach colhe depoimento de mãe que recebeu mensagem psicografada por
Chico Xavier durante filmagens do documentário 'As cartas'. (Foto: Divulgação)

A cineasta define “As cartas” com um “filme de conversas”. “Tento mostrar qual é o sentimento de receber uma mensagem supostamente vinda do ‘outro mundo’ e como essas mães identificam seus filhos naquelas palavras”, diz Cristiana.
 
"Em minhas pesquisas, apurei que o Chico dava uma atenção especial às mães. Ele considerada que um filho morrer antes dos pais era algo fora do natural", diz a diretora. "Meu documentário tenta descrever o impacto das cartas na trajetória dessas famílias". 

Cidade dos anjos 
Best seller entre os mais de 400 livros psicografado por Chico Xavier, “Nosso lar”, atribuído ao espírito André Luiz, é tema do longa-metragem do diretor Wagner de Assis (“A cartomante”). Com o mesmo título da obra do médium, o filme tem estreia prevista para 3 setembro.
 
“Nosso lar” retrata com ares tecnológicos a “cidade espiritual” descrita o livro psicografado por Xavier. Em algumas cenas do filme, o plano para onde as almas são encaminhadas - segundo prega a doutrina espírita - é mostrado com trens e construções high-tech. Até a computadores os “personagens desencarnados” tem acesso.

Produzido em parceria com a filial brasileira dos estúdios Fox, "Nosso lar" deve surpreender com cenários e fotografia caprichados, como mostra trechos do trailer já divulgado pela distribuidora.


O protagonista André Luiz é interpretado pelo ator Renato Prieto, que tem como colegas de elenco Othon Bastos, Werner Shünemann, Ana Rosa e Paulo Goulart – esse dois últimos, adeptos do Espiritismo, também estão em “Chico Xavier”.
 
Autor do documentário “O médium”, o ator e diretor Paulo Figueiredo se prepara para lançar mais um filme sobre a doutrina espírita, “E a vida continua”. Baseado em uma compilação dos livros de Xavier, a produção está em sua reta final e deve ser lançada ainda em 2010. 

Espiritismo na TV 
E não foi apenas o cinema que voltou suas câmeras para a doutrina espírita. Uma novela e um seriado sobre a religião irão ao ar na Rede Globo.



Humberto Martins e Jayme Matarazzo numa das primeiras cenas de 'Escrito nas estrelas'.
Novela vai falar de jovem morto que tenta se comunicar com o pai. (Foto: Divulgação/TV Globo)

A “programação espírita” começará no próximo dia 12, data de lançamento da novela “Escrito nas estrelas”. Desenvolvida por Elizabeth Jhin, a trama que substituirá "Cama de gato" na faixa das 18h contará a história de um jovem médico, Daniel (Jayme Matarazzo), que morre em um acidente de carro e tenta se comunicar com o pai, vivido por Humberto Martins.


“Daniel não se contenta com a morte e acaba ficando num plano intermediário. Mas acaba voltando várias vezes a Terra para proteger o pai e a menina que ele conhece e se encanta pouco antes de sofrer o acidente", adiantou Matarazzo, em entrevista ao G1, em março.


Para o segundo semestre está prevista a estreia da série “A cura”, de João Emmanuel Carneiro (autor da novela “A favorita” e colaborador de vários folhetins de Gilberto Braga). O ator Selton Mello interpretará um médium que realiza cirurgias espirituais no interior de Minas Gerais e enfrenta o questionamento da comunidade científica.


Enviado por Roberto Silveira | Brasília-DF
13/04/2010
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31