Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Focalizando o Trabalhador Espírita – João Xavier de Almeida




João Xavier de Almeida


Esta entrevista para o Focalizando o Trabalhador Espírita foi realizada pelo português Nuno Emanuel, ora residindo no Brasil. A ele o nosso profundo reconhecimento. Nela iremos conhecer um pouco da vida e da obra do angolano João Xavier de Almeida que, naquela então colônia portuguesa, travou seus primeiros contatos com o Espiritismo nas reuniões que se realizavam na clandestinidade para fugir das perseguições da ditadura que só foi derrubada aos 25 de abril de 1974. A partir do ano de 1976 em Portugal, João Xavier passou a integrar o movimento espirita que ainda vivia sob os efeitos da ditadura salazarista, acompanhando sua trajetória de expansão com ajuda de brasileiros como Divaldo Pereira Franco e Chico Xavier. A entrevista resgata lances históricos como o do esbulho dos bens da Federação Espírita Portuguesa pela ditadura -ainda objeto de disputa judicial - e excelentes respostas de conteúdo doutrinário à luz do Espiritismo codificado por Kardec.


Pode-nos falar um pouco de si?


Muito obrigado eu, pela deferência de me ouvirem. Nasci em Angola, em 1932. O meu pai, angolano, filho de uma angolana e de um indiano, de Goa, era perito contábil, formado em Portugal; minha mãe, de S. João da Pesqueira, Portugal, doméstica, era profundamente católica. Finda a instrução primária, frequentei por seis anos o seminário diocesano de Luanda, concluindo o primeiro ano de filosofia. No início dos anos 60, já na vida profissional (Serviços de Fazenda Pública de Angola) fiz os exames do antigo sétimo ano do ensino secundário oficial (curso complementar dos liceus); em 1976 frequentei com aproveitamento um semestre do primeiro ano de ciências jurídico-administrativas da Universidade de Luanda, mas logo a seguir abandonei Angola. Após desistir do seminário, em 1949, continuara católico praticante e militante; sentia no entanto muitas dúvidas e resposta insuficiente a certas questões doutrinais, desde a mais tenra idade. Em 1959 essa inquietação atingiu foros de quase paroxismo e, muito confuso, rompi com a religião da infância.



Continue lendo clicando aqui.





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel - SP | In: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/04/focalizando-o-trabalhador-espirita-135.html
24/05/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31