O Congresso, como idealizou a FEB – Federação Espírita Brasileira, insere-se no “projeto Centenário de Chico Xavier”, com o objetivo de destacar a sua obra, contribuindo com a memória de sua atuação nos séculos XX e XXI.
As obras psicografadas pelo apóstolo do Espiritismo contribuem para a difusão da Doutrina e para a expansão do movimento espírita no Brasil e no Mundo. É elemento motivador dos espíritas para o estudo e a prática da Doutrina Espírita. Logo em perfeita sintonia com o que o Espirito de Verdade nos conclama no "O Evangelho segundo o Espiritismo": “Espíritas, amai-vos, esse o primeiro ensinamento; instrui-vos, esse o segundo.(...)" VI – 5 - 1860 – Paris.O Congresso teve sua transmissão, ao vivo, para o Brasil e para o mundo diretamente pela TV do Conselho Espírita Internacional (www.tvcei.com).Mais de 12.000 pessoas participaram do evento, com repercussão na grande mídia como no Jornal da Globo
(http://g1.globo.com/videos/jornaldaglobo/v/comeca-congresso-espirita-em-brasilia/1249173)
e no Jornal Nacional (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/04/espiritas-se-reunem-em-brasilia-para-homenagear-chico-xavier.html). (...)
Saímos do Congresso fortalecidos e convocados a ser mais pró-ativos como elementos multiplicadores da Doutrina Espírita, visando à construção mais célere de um mundo justo e solidário.Para o planeta sair da condição de provas expiações, e termos um Brasil como “coração do mundo e pátria do Evangelho”, somente com muito trabalho, transformação pessoal e ação no social com ética, coerente com os postulados que abraçamos.Muita reflexão nos inspirou o evento. Essa foi apenas uma delas.