No último dia 24 de abril (sábado), o jornalista Luiz Correa da Silveira Filho esteve em Uberaba, Minas Gerais, participando das comemorações do centenário de Chico Xavier. As portas do Centro Espírita Uberabense foram abertas especialmente para a Reunião Lítero-Musical Doutrinária, na qual proferiu importante palestra sobre o apostolado do grande médium mineiro.
Segundo Luizinho, foi a oportunidade maior de sua vida, quando, convidado pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do seu presidente Luiz Carlos de Souza, pôde “abrir meu coração e falar para centenas de pessoas, dar meu testemunho sobre o grande amigo Chico Xavier”. E complementou: “Minha felicidade de ser acompanhado de minha querida esposa Elzi, (...) no próximo dia primeiro de maio vamos completar 39 anos de casados”.
Ainda sobre sua viagem disse: “Estive acompanhado da D. Ivone, esposa do Doni da Eletrônica, e também do Sr. Floriso, amigo policial aposentado de Três Lagoas, que ficaram encantados com a recepção que nos foi dada em Uberaba”.
O presidente da UMEU afirmou que “o Centro Espírita Uberabense foi fundado em 1941, sendo o primeiro daquela cidade e considerado a casa mater do Espiritismo na região”: “Os trabalhos desenvolvidos pela UMEU é de grande repercussão, com reuniões mensais e imensa participação da juventude”.
Luizinho fez questão de frisar em suas palavras durante a palestra que “Três Lagoas tem dado exemplos para o Brasil e o mundo, através das manifestações e homenagens a Chico Xavier” e lembrou que desde que houve a tragédia do falecimento de sua filha Heleyne Cristina, como também a “cura de seu filho Adriano, sempre com a presença e a orientação de Chico Xavier, sua vida mudou completamente”.
Ele disse em sua palestra que “a criação e o funcionamento do Centro Espírita José Grosso e Maria João de Deus têm sido a razão maior de sua vida e de sua família, em eterna gratidão a tantas bênçãos que receberam.
Em momentos especiais de sua palestra, Luizinho relembrou, e o fez com emoção, a todos que em Três Lagoas “houve a primeira homenagem ao Chico através da lei de autoria da então vereadora Márcia Moura, concedendo a uma rua o nome de Francisco Cândido Xavier” (...).
Durante a solenidade houve a prece inicial pelo médium Allan Kardec Silva, seguida de apresentação musical de Sergio Santos, que tocou e cantou várias canções. Houve sorteios de livros entre os presentes e também uma confraternização.
Por tudo isso o jornalista Luiz Correa da Silveira Filho retornou a Três Lagoas feliz com a oportunidade de prestar essa homenagem ao seu grande amigo Chico Xavier, ficando marcado em sua vida, de sua esposa Elzi e de seus amigos que o acompanharam, uma eterna gratidão ao povo de Uberaba.