Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Nena Galves: "Se Kardec reencarnou, só pode ter sido Chico Xavier".


NENA GALVES: "CHICO NÃO COMENTOU NADA COMIGO, MAS SE KARDEC ESTAVA REENCARNADO, como estava PREVISTO no livro OBRAS PÓSTUMAS, ELE SÓ PODERIA SER O CHICO. Mas eu não posso provar (…) Em nenhum momento eu disse que Chico viveu em Espanha na última vida”

Em 19 de novembro de 2016, Nena Galves deu uma entrevista em que tece alguns esclarecimentos oportunos sobre Chico Xavier “ter sido ou não a reencarnação de Allan Kardec.” A entrevistadora Eliana Haddad faz esta ressalva: “Mas, D. Nena, por que é tão importante a Senhora dar esse depoimento? Porque tem pessoas que usam os seus depoimentos para dizerem que Chico é Kardec, e outros pegam os mesmos depoimentos dos seus livros para dizer que Chico não é Kardec.” 
(Aconselhamos a visualização de toda a entrevista de D Nena Galves a Eliana Haddad no link final de créditos do vídeo)

Perante os vários ARTIGOS E LIVRO de Paulo Neto (contra a tese Chico/Kardec) que UTILIZAM ABUSIVAMENTE o nome de D. Nena como testemunha que Chico NÃO SERIA Kardec, falámos pessoalmente com D Nena e transcrevemos o seu comentário no único artigo em que a citamos. Nunca afirmamos que D. Nena disse que CHICO FOI KARDEC. Apenas citámos 2 dos seus comentários que D Nena confirma na entrevista em vídeo.

Excertos da pesquisa da Vinha de Luz Editora

DOCUMENTOS HISTÓRICOS EVIDENCIAM QUE CHICO XAVIER NÃO FOI RUTH-CELINE JAPHET
Análise de arquivos do movimento espírita francês e brasileiro, e das contradições dos autores dessa teoria (10/11/2016)

No artigo “Só por equívoco Chico Xavier foi Kardec” (O Consolador, 2014), sobre o livro “Até sempre, Chico Xavier” (CEU, 2011) de Nena Galves, Paulo Neto diz: “Um detalhe que nos chamou a atenção é que ela não teve a MÍNIMA PREOCUPAÇÃO EM IDENTIFICAR QUEM FOI CHICO NA REENCARNAÇÃO PASSADA…”

Neto cita o cap. 2 “Reencontro de corações”, onde Nena diz: “Maio de 1959 é data que recordamos com imensa alegria. O encontro com Chico Xavier fez florescer na memória atual REENCARNAÇÕES PASSADAS na ESPANHA e na FRANÇA. Chico nos confidenciou que NOS RECONHECEU imediatamente (…) “Chico dedicou atenção especial para nós, como se fôssemos velhos amigos. Tempos depois, ele confidenciou-nos que Emmanuel havia prometido que ele REENCONTRARIA FAMILIARES DE OUTRAS VIDAS, já reencarnados em São Paulo. Naquela época, Chico mudara-se recentemente para Uberaba e sentia falta de seus familiares. Consolava-se com as palavras de Emmanuel e esperava a NOVA FAMÍLIA DO PASSADO que chegaria em breve. Ele nos reconheceu prontamente. Nós sentimos profunda atração por ele, mas tivemos alguma DIFICULDADE EM RELEMBRAR O PASSADO que pouco a pouco foi surgindo. Voltamos assiduamente a Uberaba para visitá-lo. Nesses encontros fraternos foram ACENTUANDO-SE AS LEMBRANÇAS DO PASSADO e a alegria no trabalho doutrinário espírita (…)”

Neto insunia que D Nena está de acordo com um livro apócrifo que deixou de ser publicado pela União Espírita Mineira “No texto acima transcrito é taxativo o fato de que Chico viveu na Espanha e na França, com o casal Galves, o que derruba a tese dos que defendem ter sido ele Kardec, e confirma o que Carlos Alberto Braga Costa afirma na obra Chico Xavier, diálogos e recordações..., sobre as reencarnações anteriores de Chico, conforme se pode ver em meu artigo intitulado “Supostas reencarnações de Chico Xavier.”

Na conclusão do seu livro contra a tese (2016), Neto apresenta como as suas primeiras provas documentos dos 2 livros de D. Nena: “1ª cartão-postal a Dona Nena (p. 95); 2ª correspondência de Chico ao casal Galves (p.96/97).” O autor subscreve a teoria de Alberto Costa/Arnaldo Rocha que Chico fora Japhet na última vida, que depois teria ido para Espanha como Dolores…

Trata-se de INTERPRETAÇÃO ABUSIVA DAS DECLARAÇÕES DE D. NENA, uma vez que EM NENHUM EXCERTO dos textos citados desse livro, Chico e Nena falam que a VIDA PASSADA EM ESPANHA TENHA SIDO A ÚLTIMA, muito menos contemporânea à de Kardec.

No dia 3/10/2016, estivemos no Centro Espírita União (CEU - SP) e falámos pessoalmente com D. Nena e Francisco Galves antes e depois da palestra. Quando confrontada com a alegação de Paulo Neto, D. Nena foi taxativa “EM NENHUM MOMENTO EU DISSE QUE FOI NA ÚLTIMA VIDA! E Chico NÃO REFERIU PORMENORES sobre essa VIDA EM ESPANHA…”

Apesar da publicação do vídeo pelo CEU, Neto reincide com novo artigo envolvendo D. Nena na polêmica. No texto “Será mesmo que as declarações de D. Nena Galves desmentem a Paulo Neto?”, (26/11/2016) Neto omite o que originou essa questão e não responde a ela. No seu livro contra a tese, Neto utiliza abusivamente o nome de D. Nena por 21 vezes em cerca de 20 págs. (a partir dos 2 livros biográficos de D Nena sobre Chico), colocando na boca dela palavras que D. Nena desmente.

Arrolar no seu livro e nos seus artigos, D. Nena como testemunha que Chico não é Kardec é no mínimo FALTA DE RESPEITO para com as MEMÓRIAS DO CASAL GALVES COM CHICO. A entrevista de D Nena Galves a Eliana Haddad (21/11) vem confirmar em vídeo de viva voz, os 2 testemunhos de D Nena que publicamos no artigo citado (10/11). Contextualizamos as suas declarações, para melhor compreensão dos temas abordados.

No livro “Nas Trilhas da Garça” (2016), Jhon Harley - biógrafo e amigo de Chico Xavier durante 21 anos - quando questionado sobre “Qual a sua opinião sobre a questão de Chico ser a reencarnação de Kardec?” desenvolve o seu raciocínio e revela: “Eu perguntei a Nena Galves se Chico havia dito para ela alguma coisa nesse sentido e ela me disse que ELE NÃO HAVIA COMENTADO NADA, mas finalizou afirmando que SE KARDEC ESTAVA REENCARNADO, como estava PREVISTO no livro OBRAS PÓSTUMAS, ELE SÓ PODERIA SER O CHICO.” Contactámos Jhon Harley que nos confirmou que “D. Nena me deu esta informação pessoalmente no 3º Congresso Espírita Brasileiro em Brasília no Centenário de Chico Xavier” (16 a 18 abril de 2010).

O livro "Kardec Prossegue" (1991) de Adelino da Silveira, foi o 1º livro a abordar a tese que Chico foi Kardec. O livro foi publicado pela editora do Centro Espírita União, da responsabilidade de D. Nena e Francisco Galves. Respeitamos os comentários de D. Nena sobre a obra que o CEU divulgou e retemos a sua frase: “A EDITORA ACHOU que era um LIVRO COM UM ASSUNTO IMPORTANTE.”

Em 6/12/2015 Adelino da Silveira (que felizmente ainda está encarnado) confirmou a Jhon Harley, Geraldo Lemos Neto, Walter Perri em conversa que testemunhámos que Chico Xavier não só AUTORIZOU O LIVRO "Kardec Prossegue", como AJUDOU NA SUA REVISÃO. Em nome da amizade de 33 anos com o médium, Adelino foi enfático: “Alguma vez EU IRIA PUBLICAR ALGO SEM O CONSENTIMENTO DE CHICO?”…

Nesse dia gravámos DEPOIMENTO DE JHON HARLEY em que ele relata a forma como CHICO XAVIER FEZ AS DEDICATÓRIAS desse livro para ele e família 

https://www.youtube.com/watch?v=IjO5HGolukk

Chico autografou mais de 70 exemplares de “Kardec prossegue” (9 deles estão devidamente documentados em vídeo e fotos por nós). Parte deles foi o PRÓPRIO CHICO QUE ENVIOU PELO CORREIO, sem que o alguma vez tivesse falado com o destinatário sobre o tema. A mais SIGNIFICATIVA ASSINATURA DE CHICO é ao próprio autor do livro - Adelino Silveira - subscrevendo desta forma o seu conteúdo e a importância de deixar registrado que o SEU LEGADO É A CONTINUAÇÃO DA TAREFA que começou quando era KARDEC.

CHICO XAVIER RECONHECE (EM ASSINATURA) QUE É ALLAN KARDEC 

https://www.youtube.com/watch?v=kY2foNsb2Ls

Aconselhamos a visualização de toda a entrevista de D Nena Galves a Eliana Haddad. 
Créditos: vídeo enviado por CEU Centro Espírita União

Nena Galves sobre Chico e Kardec

https://www.youtube.com/watch?v=vZHvy6YftpU

Site do CEU: Nena Galves grava depoimento sobre a polêmica "Chico foi ou não foi Kardec? http://www.centroespiritauniao.com/artigos/84-nena-galves-grava-depoimento-sobre-a-polemica-chico-foi-ou-nao-foi-kardec://www.youtube.com/watch?v=vZHvy6YftpU





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel | Artigo postado "ipsis verbis"
18/01/2017
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31