O Memorial Chico Xavier será palco nesta sexta-feira, dia 31, de mais uma edição da Comenda da Paz Chico Xavier, promovida pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura de Uberaba. A solenidade acontecerá às 10h. O Memorial fica na Av. João XXIII, 2011, no Parque das Américas.
A Medalha Comenda da Paz Chico Xavier foi instituída pela Lei 13.394/1999, de autoria do prefeito Paulo Piau, quando exercia o mandato de deputado estadual. O objetivo da Comenda é homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a paz e o bem-estar da sociedade.
Neste ano, a Comenda terá 10 agraciados, e são eles: o missionário Adelino Carvalho Lino; Casa de Chico Xavier; Centro Social Sopro de Vida; Franciscus Henricus van der Poel (Frei Chico); Obras Sociais Vovô Faleiro; o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Paulo Roberto Moreira Cançado; o advogado Jair Leonardo Lopes – in memoriam; Padre Paulo Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania Nilmário Miranda e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Mariana.
O museólogo da Fundação Cultural de Uberaba Carlos Vitor Silveira de Souza destaca que este ano a cerimônia da Comenda da Paz se torna ainda mais especial para Uberaba devido à proximidade da data de aniversário do médium Chico Xavier, dia 2 de abril. “Além de receber a solenidade na sexta, o Memorial Chico Xavier vai marcar o fim de semana com a exibição do emblemático programa “Pinga Fogo”, dentro da exposição fixa sobre a vida do médium. Também está já sendo preparado um grande painel temático de arte urbana, que dará vida à parede lateral do anfiteatro. Esperamos todos os uberabenses para prestigiar”, convida ele.
Com mostras temáticas, espaços multifuncionais e a exposição permanente sobre o médium, trazendo detalhes sobre toda sua trajetória de vida, o Memorial Chico Xavier está aberto para visitação de terça a domingo, das 13h às 18h.