O Governo de Minas Gerais realizou, em Uberaba, Território Triângulo Sul, a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. A cerimônia, que teve o apoio da prefeitura do município, tem por objetivo homenagear, por meio da honraria, pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na promoção da paz e do bem-estar social.
Representando o governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, efetuou a entrega das comendas aos agraciados deste ano. A solenidade, que aconteceu no Memorial Chico Xavier na quinta-feira (30/3), foi embalada pelos músicos da Orquestra Municipal de Uberaba.
Na abertura do evento, o secretário Angelo Oswaldo destacou a relevância da obra de Chico Xavier, bem como a importância da cidade que recebeu a solenidade. “Vir a Uberaba é sempre um ato de reencontro com as raízes de Minas Gerais e do Brasil. Trazemos a palavra de solidariedade ao povo da cidade e reverenciamos a memória, a força da espiritualidade e a obra de Chico Xavier. Viemos saudar todos aqueles que, inspirados por Chico Xavier, lutam pela paz”, ressaltou.
A necessidade cada vez mais atual de haver pessoas que se dediquem pela busca da paz permanente foi lembrada pelo secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, um dos homenageados desta edição. “A paz é fundamental, ainda mais nesse momento de xenofobia e intolerância, coisas que envergonham qualquer ser humano. Me orgulho imensamente de receber essa medalha”, disse.
Além de Nilmário, foram agraciados com a comenda o corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Paulo Roberto Moreira Cançado; o missionário Adelino Carvalho Lino; a Casa de Chico Xavier; a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Mariana; a entidade Obras Sociais Vovô Faleiro; e o professor Jair Leonardo Lopes (in memoriam).
A cerimônia também contou com a presença de autoridades, como o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos, o presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba, Luiz Humberto Dutra, o presidente do Comitê Permanente da Comenda da Paz Chico Xavier, procurador de Justiça Joaquim Cabral, e o defensor público, Marcelo Tonus de Melo Furtado Mendonça, que representou a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG).