Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Autoridades destacam o compromisso pela busca da paz na entrega da Comenda



Prefeito Paulo Piau com agraciados e representantes que receberam a Comenda da Paz Chico Xavier

O Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, esteve em Uberaba ontem, para a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, no Memorial Chico Xavier. Recepcionado pela equipe da Fundação Cultural e representantes culturais de diversos segmentos, além do prefeito Paulo Piau e autoridades locais, o secretário foi presenteado pelos artesãos do Projeto Cantinho com uma bandeira da Folia de Reis, e pela Casa do Artesão com peças locais de artesanato.

Na presença dos agraciados e de autoridades locais, representadas pelo prefeito Paulo Piau e o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Luis Humberto Dutra, Angelo Oswaldo destacou que a Comenda da Paz celebra a memória e o legado de Chico Xavier como uma grande personalidade da espiritualidade mundial. “Chico Xavier nos deixou este compromisso pela busca da paz, e por isso, é importante que venhamos a Uberaba para não só reverenciar a sua memória, mas também nos comprometermos sempre e renovar este compromisso de almejar a paz, que é uma construção permanente e uma luta cotidiana”, disse o secretário.

Outro ponto destacado por Angelo Oswaldo foram as riquezas culturais de Uberaba, ressaltando sua satisfação em estar no Memorial Chico Xavier. “É um privilégio visitar este espaço cultural que conheci no papel, e que foi determinadamente buscado para que se tornasse este moderno centro de cultura. O Memorial celebra a memória de Chico Xavier, mas se abre para as mais diversas atividades culturais e sociais”.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, enfatizou a importância da Comenda acontecer anualmente, visto que são muitas as pessoas que promovem a paz e que merecem o reconhecimento. “Precisamos todo ano lembrar e destacar estes exemplos, para que as pessoas sintam nelas o espelho para fazer igual. Assim como Chico veio aqui promover a paz, nós temos a obrigação, por meio das ações efetivas, de também promover a paz. Este é o espírito da Comenda ser concedida anualmente a diversas pessoas”.

Um dos agraciados com a medalha da Comenda da Paz foi o procurador de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Paulo Roberto Moreira Cançado, que manifestou emoção por receber o reconhecimento. “Ao receber a Comenda, nós recebemos um alerta para voltar os olhos para os mais humildes e ao próximo. O Chico viveu com muita garra e seguindo o mandamento de Jesus, ‘amai o próximo como a ti mesmo’, e é isso que devemos buscar sempre”, destacou o procurador.

Neste ano, a Comenda teve 10 agraciados, e entre os presentes estiveram representantes da Casa de Chico Xavier, do advogado Jair Leonardo Lopes – in memoriam - e das obras sociais Vovô Faleiro, além do procurador de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Paulo Roberto Moreira Cançado, e o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda. Também estão entre os agraciados o Padre Paulo Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Mariana, o missionário Adelino Carvalho Lino; Centro Social Sopro de Vida, e Franciscus Henricus van der Poel (Frei Chico).

A Medalha Comenda da Paz Chico Xavier foi instituída pela Lei 13.394/1999, de autoria do Prefeito Paulo Piau, quando exercia o mandato de deputado estadual. O objetivo da Comenda é homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a paz e o bem-estar da sociedade.







Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Jornal de Uberaba | In: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/cidade/35459/autoridades-destacam-o-compromisso-pela-busca-da-paz-na-entrega-da-comenda
04/04/2017
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31