Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo recebe a Comenda da Paz Chico Xavier


Por Célia Soares

Instituída pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de agraciar anualmente aqueles que se destacaram na promoção da paz e do bem-estar social, a Comenda da Paz Chico Xavier referente ao ano de 2016 foi entregue na última sexta-feira, dia 31 de março, durante cerimônia realizada no Memorial Chico Xavier, em Uberaba. 

O secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo, representando o governador Fernando Pimentel, efetuou a entrega das comendas aos agraciados deste ano numa solenidade que contou com a presença de diversas autoridades mineiras, dentre elas o secretário de Estado de Fazenda José Afonso Bicalho, o prefeito de Uberaba Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos, o presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba Luiz Humberto Dutra, o presidente do Comitê Permanente da Comenda da Paz Chico Xavier procurador de Justiça Joaquim Cabral, e o defensor público Marcelo Tonus de Melo Furtado Mendonça, que representou a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG). 

Frisando a importância cultural e social da vida e da obra de Chico Xavier no Estado, no Brasil e no mundo, o secretário Angelo Oswaldo destacou o papel da cidade de Uberaba no cotidiano do maior brasileiro de todos os tempos, local que o médium escolheu para dar sequência ao trabalho na Doutrina Espírita, iniciado em Pedro Leopoldo, sua terra natal. “Vir a Uberaba é sempre um ato de reencontro com as raízes de Minas Gerais e do Brasil. Trazemos a palavra de solidariedade ao povo da cidade e reverenciamos a memória, a força da espiritualidade e a obra de Chico Xavier. Viemos saudar todos aqueles que, inspirados por Chico Xavier, lutam pela paz”, ressaltou.

Foram contemplados com a Comenda - medalha e diploma - o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania Nilmário Miranda, o corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais Paulo Roberto Moreira Cançado, o missionário Adelino Carvalho Lino, a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, representada por seu idealizador e mantenedor Geraldo Lemos Neto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Mariana, a entidade Obras Sociais Vovô Faleiro e o professor Jair Leonardo Lopes (in memoriam).

Casa de Chico Xavier - Memória viva da vida e da obra do maior médium de todos os tempos

A Casa de Chico Xavier é referencial obrigatório para quem deseja conhecer melhor a vida do médium mineiro. Residência de Chico entre 1948 e 1959, a edificação foi reformada para abrigar o centro de referência à vida e obra do médium Francisco Cândido Xavier em sua cidade natal. Embora remodelada visando melhorias estruturais, as principais características da casa foram mantidas, seguindo orientação do próprio Chico.

Inaugurada em 2 de abril de 2006, a Casa de Chico Xavier conta com um acervo de quase 500 livros psicografados pelo médium, 200 livros editados sobre sua vida e obra, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias. O quarto de dormir de Chico foi mantido exatamente como era. A reforma ampliou a sala de reuniões e o local onde diversos livros foram psicografados. No espaço foi construído o Auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, e a Sala de Passes Neném Aluotto. Idealizada por Geraldo Lemos Neto, amigo de Chico Xavier, a reforma contou com a colaboração da equipe da arquiteta Mary Machado de Faria. Em janeiro de 2010, o imóvel foi cedido ao Grupo Espírita Scheilla, de Pedro Leopoldo, fundado há 62 anos por Zeca Machado, a pedido do próprio Chico.

Em 11 anos de funcionamento, a Casa de Chico Xavier já registrou a visita de mais de 100 mil pessoas, em caravanas de todo o Brasil e até do Exterior, sem contar aqueles que não assinaram o livro de presença. A Casa funciona de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita. 

Atividades da Casa de Chico Xavier

Às terças-feiras, a partir das 19h30, o Grupo Fraterno Veneranda se reúne na Casa de Chico Xavier para o trabalho de assistência social às famílias carentes da periferia de Pedro Leopoldo, notadamente o bairro Vera Cruz. 

Aos domingos, às 18 horas, é realizado o “Culto do Evangelho de Jesus no lar de Chico Xavier”, com o estudo das obras de sua psicografia. Ao seu término, funciona a tarefa do passe magnético. 

Além disso, a Casa promove e realiza periodicamente encontros, reuniões de estudo, eventos, entre eles o Projeto de Estudos Lítero-Musicais da Arte Espírita de Pedro Leopoldo, e o curso de Esperanto ministrado pelo Professor Alberto Minard Chueiri, nas tardes de domingo. 

Destacam-se também a Vinha de Luz Editora, departamento editorial responsável pela publicação de obras inéditas da lavra do médium mineiro e a participação dos integrantes da Casa de Chico Xavier na coordenação nacional das edições anuais do Encontro Nacional/Internacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, já realizados nove vezes no Brasil e uma vez em Portugal, em 2015. Os seus integrantes igualmente atuam na direção da Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo e da Aliança Municipal Espírita (AME).

Para saber mais sobre a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, acesse www.casadechicoxavier.com.br

Para saber mais sobre a obra de Chico Xavier, acesse www.vinhadeluz.com.br.


O Governo de Minas Gerais realizou, em Uberaba, a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. 
A cerimônia, que teve o apoio da prefeitura do município, tem por objetivo homenagear, por meio da honraria, pessoas físicas e jurídicas 
que se destacaram na promoção da paz e do bem-estar social



Geraldo Lemos Neto representou a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, que neste ano completou 11 anos de fundação



Geraldo Lemos Neto recebendo a Medalha da Paz Chico Xavier, na manhã do dia 31 de março de 2017,
no Memorial Chico Xavier, em Uberaba


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora
04/04/2017
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31