Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Congresso no Rio debate medicina e espiritualidade




A fé e a oração têm sido apontadas como ferramentas de fundamental importância para o tratamento e cura das doenças, tanto por parte do paciente quanto dos profissionais de saúde. Segundo pesquisas realizadas em vários hospitais do mundo, a fé e a oração dão equilíbrio ao corpo, mente e espírito. A religiosidade interfere diretamente na aceitação e melhora das doenças, já que o paciente se mostra mais aberto ao tratamento e mais confiante.

“A Fé e a oração como mecanismos de cura” é um dos principais temas que serão abordados durante o 11º MEDNESP – Congresso de Medicina e Espiritualidade, que será realizado de 14 a 17 de junho de 2017, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro.  

Segundo o Dr. Luiz Felipe Guimarães, presidente do Congresso, na relação médico ou profissional de saúde e paciente, os cuidados essenciais tem início na primeira abordagem. Para que haja empatia é necessário que apareçam logo as necessidades do paciente e a disposição e vontade do profissional de auxiliá-lo. Tudo fica mais fácil quando existe esse encontro inicial. A fé de ambas as partes vai dar mais segurança e confiança ao paciente ajudando muito no tratamento das enfermidades. Não se trata aqui de simplesmente acreditar. Há que entender que quando um indivíduo inclui em seu trajeto de cuidado a visita ao médico significa que outras tentativas de terapêutica (autocuidado, cuidados caseiros, busca a parentes e amigos) não deram os resultados esperados. Dessa forma, ele busca o médico não apenas para que este lhe identifique a doença, mas para que juntos possam compreender o porquê do adoecimento e de estar sentindo a doença dessa maneira.  

Canguilhem (2002) dizia que a doença não é um conjunto de alterações orgânicas pura e simplesmente. Duas pessoas podem ter a mesma enfermidade, porém terem doenças diferentes. É a lógica da subjetividade que dá caráter à doença. Assim sendo, alguém com câncer pode sentir-se menos doente do que alguém com a garganta inflamada pois, nos dizeres de Boff, “não é a parte que dói, mas seu todo existencial”. Nesse sentido, a fé faz sentido a partir de sua etimologia. Sendo originária da palavra grega “pistis”, significaria “agir em acordo com aquilo que creio e proclamo” ou seja, fazer conforme eu falo. No encontro entre médico e paciente, o que deve se buscar, sobretudo, é dar essa atenção necessária para que ambos se reencontrem com suas verdades e possam vivenciar sua fé, ressignificando o processo de adoecimento, transmutando-a em oportunidade de cuidado e autotransformação.  

Dr. Luiz Felipe conta, como exemplo, que o professor Miguel Couto no início de sua vida em suas palestras, sempre dizia que nos cuidados com o paciente 90% era tratamento e 10% empatia, nos cuidados de qualquer doença. Quando já aposentado, durante homenagem que lhe foi prestada ele disse: eu errei! Hoje eu diria que para tratar um paciente é importante auscultar a alma em 90% e escutar o paciente 10%.  

Assim, a boa relação médico/paciente deve se estabelecer no primeiro encontro, com o profissional ouvindo cuidadosamente a história e dores do enfermo, para avaliar de que forma ajudá-lo, tanto no plano físico quanto espiritual. Só assim será criada uma relação de confiança e credibilidade, ou nos dizeres de C. G. Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas uma alma humana”.  


MEDNESP 2017

O MEDNESP, que tem como objetivo mostrar os estudos e trabalhos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade como participantes nos tratamentos e processos de cura, vai reunir cerca de 4.000 médicos de várias especialidades e profissionais de saúde, além de pessoas interessadas no tema, do mundo todo, que vão debater, entre outros assuntos, o Espiritismo nos hospitais, a questão espiritual dos animais, transtornos mentais e espiritualidade, o câncer na visão espírita, estudos científicos a respeito do passe espírita e a divulgação dos resultados de uma pesquisa sobre a religião e religiosidade do brasileiro. No MEDNESP 2017, teremos também a participação da Dra. Olfa Mandjouhi, pesquisadora francesa que irá trazer os resultados de suas pesquisas em Saúde e Espiritualidade, além da presença de Chris Roe, pesquisador inglês que vai falar dos resultados de suas pesquisas em mediunidade.  

SERVIÇO

Evento: MEDNESP 2017 - XI Congresso de Medicina e Espiritualidade
Data: 14 a 17 de junho
Local: Centro de Convenções Riocentro – Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ)  
INSCRIÇÕES ABERTAS
Contato: 21 2215-4476 ou www.mednesp2017.org.br

–––––––––––––––
Fonte: Jornal do Brasil







Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Artigo postado "ipsis verbis"
31/05/2017
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31