Diversos eventos marcaram as comemorações do centenário de Chico Xavier nessa cidade, com destaque para o VII Mês da Cultura Espírita de Niterói, promovido pelo 38º Conselho Espírita de Unificação de Niterói (38º. CEUNIT) em abril passado.
O mesmo foi aberto com a palestra “União e Unificação”, proferida por Humberto Portugal, do Conselho Espírita de Unificação de Niterói – CEERJ, e outros eventos: a apresentação do Concerto Musical Nós e Vozes, no Campo de São Bento; a peça teatral “Renúncia”, produzida pela Cia. Teatral Os Mensageiros, no Teatro Municipal de Niterói; palestras de pessoas que conviveram com o médium de Uberaba, como Yeda Hungria (“Um Homem Chamado Amor”); Leonardo Meirelles (“Chico Xavier em Niterói”) e Jhon Harley (“Chico Xavier em Pedro Leopoldo”).
Destaque, dentro desta programação, a sessão solene comemorativa do Dia do Livro Espírita, com a conferência “Chico Xavier – Mandato de Amor”, apresentada pelo orador e autor Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte, realizada em 23 de abril no Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM).
Geraldo Lemos Neto
A solenidade foi transmitida pela TVCEI e pela TV CEERJ, e gravada pela Rádio Rio de Janeiro para veiculação posterior, e teve a cobertura do jornal Correio Espírita, com a presença de mais de 100 pessoas.
Em clima de elevada espiritualidade, o encontro contou com a participação do Coral Boa Nova, do Grupo Espírita da Fé.
Além do orador, falaram Renato Prieto, ator do filme “Nosso Lar” e o vereador Felipe Peixoto, autor dos projetos de lei que criou o “Dia do Livro Espírita”, e que nomeou de “Chico Xavier” a Via em torno da Lagoa de Piratininga, nessa cidade.
O livro “Sementeira de paz” foi lançado por sua organizadora, Wanda Joviano, filha de Rômulo Joviano – chefe do Chico na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo –, publicado pela Vinha de Luz – Serviço Editorial. A obra é baseada em mensagens inéditas de Neio Lúcio, psicografadas pelo médium homenageado, e guardadas por mais de cinquenta anos pela família Joviano.
Além dos dirigentes do 38º CEUNIT, e de diversas instituições espíritas e não espíritas da região, estiveram presentes Darci Neves Moreira e Jandira Freitas, diretoras do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ); Maria José Gomes da Silva, diretora da Rádio Rio de Janeiro; Saulo de Tarso Ferreira, diretor do jornal Correio Espírita; Carlos Henrique Assunção (Caique), produtor da Cia. Teatral Os Mensageiros; Cristina Targino, do IEBM, e Yeda Hungria, produtora do jornal O Espírita Fluminense.
Ainda em comemoração aos 100 anos de Chico Xavier, foi inaugurado, em 25 de abril último, o Núcleo Espírita Chico Xavier, em Piratininga. A nova instituição é coordenada por Márcio Hungria, com o apoio de seus pais Fernando e Yeda Hungria, de Celso Rufino, de Regilda Medeiros e de outros colaboradores. O evento, prestigiado por 160 confrades e dirigentes de instituições espíritas da cidade, teve as participações do orador Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte; do entrevistado Eurípedes Higino dos Reis, filho do coração do Chico, de Uberaba, e de Neuza Aparecida de Assis (Donda), do Grupo Espírita da Prece, de Uberaba. Abrilhantou a solenidade a participação do Grupo Vocal da Casa Maria de Magdala.
Geraldo Lemos Neto e Eurídepes Humberto Higino dos Reis
Foram proferidas na cidade, durante o mês citado, palestras alusivas ao Chico e sua obra, em outros grupos espíritas de Niterói por Flávio Mussa Tavares, filho do Clóvis Tavares, de Campos, com o tema “Célia Lucius”, personagem do livro "50 anos depois"; Jhon Harley, com o tema “Chico Xavier em Pedro Leopoldo” e Geraldo Lemos Neto, com temas diversos.
Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz - Serviço Editorial | Ismael Gobbo
18/05/2010
|