Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Blog "Espiritismo em movimento" publica poema de Castro Alves na série "Poesia Espírita" - Poema psicografado por Chico Xavier está na obra "Poetas redivivos"



Continuando a série de vídeos Poesia Espírita, trazemos para a nona edição mais um poema do Espírito Castro Alves"O Livro Divino", contido na obra Poetas Redivivos, editado pela Editora FEB, psicografado por Chico Xavier. Este é o mesmo autor do último vídeo da nossa série, cuja poesia compartilhada foi "Marchemos"(veja aqui).

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) é um dos mais lembrados e queridos poetas brasileiros de todos os tempos, conhecido em seu tempo como "o poeta dos escravos", dado sua incansável luta em favor do abolicionismo, a campanha pela libertação dos escravos negros no Brasil. Sua obra-prima é "O navio negreiro", pela qual pinta em cores fortes o drama dos africanos trazidos à força para a América, atolados numa fossa naval, transporte esse que lhes consistia uma verdadeira prova de vida:

"Era um sonho dantesco!...
o tombadilho, que das luzernas avermelha o brilho,
    Em sangue a se banhar!...
Tinir de ferros, estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
   Horrendos a dançar...
    (...)
E ri-se a orquestra irônica e estridente...
E da ronda fantástica a serpente Faz doidas espirais..."


Castro Alves

Ver biografia.

Do plano espiritual, contribuiu com a coletânea de poesias pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, a exemplo desse imperativo refrão, "O Livro Divino", que ressalta as luzes do Evangelho de Jesus.

Devemos a declamação desta poesia à gentileza da nossa confrade Elizabeth Caires, de São Paulo, Capital.

Deleitemo-nos com o referido poema:


Gostaria de também gravar uma declamação para a nossa série Poesia Espírita? Ótimo! Para tanto, entre em contato conosco informando sua disponibilidade para participar desse trabalho.

Veja mais Poesia Espírita.







Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Postado "ipsis verbis" | In: https://www.youtube.com/embed/0aqp6Dyp5uE
01/07/2019
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31