Uberaba sediará, no próximo final de semana, o 3º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, um dos eventos do gênero mais importante mundialmente.
Para uma das organizadoras do Encontro, Maria Luíza Andrade de Oliveira, diretora da Aliança Municipal Espírita de Uberaba (Ame), a expectativa é a de que três mil pessoas – vindas, inclusive, de países como Alemanha e Espanha – acompanhem a programação, que inclui palestras, lançamento de livros e apresentação teatral do grupo Estandarte Chico Xavier.
“Mais importante do que exaltar e reforçar a Doutrina Espírita, esse encontro objetiva resgatar as obras do Chico e sua importância”, considera.
Questionada sobre a substituição de Allan Kardec pelo médium uberabense como o espírita mais influente da história, a diretora justifica o acontecimento que, segundo ela, só foi possibilitado pela simplicidade de Chico. “Enquanto o Kardec deixou uma obra fantástica em cinco livros, o Chico a ampliou e a traduziu. É como se ele houvesse traduzido a doutrina de forma que todos nós possamos entendê-la”, elabora Maria.
Filho adotivo do médium, Eurípedes Higino dos Reis participa do Encontro como convidado para lançamento do livro “Chico Xavier – Apóstolo do Brasil”. Além dele, nomes como Carlos Baccelli, Geraldo Lemes Neto e John Harley Marques apresentarão obras inéditas no evento.
A programação do Encontro organizado e apoiado por grupos espíritas das cidades de Uberaba, Pedro Leopoldo, São Bernardo do Campo, Catanduva, Belo Horizonte e São Paulo começa no sábado, 17, das 13h30 às 17h30. No domingo, 18, as atividades iniciam às 8h30 e vão até as 12h30. A entrada no clube Sírio Libanês é franca e voltada para representantes de toda a sociedade.