Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

9º artigo de Martins Peralva: “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”


Artigo. O Jornal da Cidade BH preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos que publicados no JCBH, fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

Comentando o Evangelho III

30 | dezembro | 1956

“Vós sois deuses.” — Do Evangelho

Ante os judeus que buscavam as suas imortais lições, fez Jesus a afirmativa acima. Inicialmente, queremos evidenciar que Emmanuel, consultado a respeito da passagem ora sob elucidação, esclareceu que “em todo homem repousa a partícula da divindade do Criador”, esclarecimento esse que facilita a interpretação da assertiva do Mestre.

As expressões de espiritualidade que a criatura humana desenvolve em si revelam a presença de Deus. Deus é a fonte de toda sabedoria e de todo amor. Tudo o mais, dentro do Universo, é criação Dele. Os valores intelectivos e as qualidades morais são atributos que credenciam a criatura a participar dos poderes sagrados da Criação — acentua, ainda, Emmanuel. O amor e a paciência, o altruísmo e a moral elevada, a inteligência e a nobreza espiritual são qualidades divinas que o homem de boa vontade consolidará em sua própria alma, identificando-se com o Pai e Dele se tornando zeloso representante onde estiver.

À medida que crescermos em espiritualidade, aprimorando a inteligência e purificando os sentimentos, mais se evidenciará a nossa qualidade de deuses, pela prática dos sublimes preceitos em nome do Criador trazidos à Terra por Jesus Cristo e por ele exemplificados de modo integral.

A afirmativa “Vós sois deuses” revela, pois, a natureza divina ou espiritual do homem e as possibilidades que temos de desenvolver, no misterioso universo de nossa individualidade, atributos que, como centelha divina, a nossa alma guarda na potencialidade de sua insondável estrutura íntima.

Dá-nos a entender Emmanuel, como sempre interessado em orientar os nossos destinos para a vida “mais alta”, que a aquisição das virtudes evangélicas desenvolve, “para o bem e para a luz”, a natureza divina do homem.

Deus é um só — Criador da vida, suprema fonte de amor e sabedoria. Deuses, entretanto, são todos os espíritos, cuja natureza divina lhes assegurará, no curso dos milênios, a posse, mais cedo ou mais tarde, dos imperecíveis valores da felicidade e da paz, conducentes à definitiva união com Deus e com Jesus.
___________________

Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 49-50.

Nota da Editora: Jornal Síntese, 30 de dezembro de 1956. Coluna de Martins Peralva, “Comentando o Evangelho”. O jornal Síntese era um quinzenário mineiro, sediado em Belo Horizonte, e tinha como diretor o Sr. Noraldino de Mello Castro, secretário Sr. Henrique Rodrigues, redator Rubens C. Romanelli e gerente Virgílio P. Almeida.

Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/9o-artigo-de-martins-peralva-evangelho-puro-puro-evangelho-na-direcao-do-infinito/
11/12/2019
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31