ANA PAULA SOUSA
| ENVIADA ESPECIAL A PAULÍNIAForam muitos os moradores de Paulínia e cidades vizinhas que, ontem à noite, vieram ao teatro da cidade para acompanhar a sessão de "As Cartas Psicografadas por Chico Xavier", documentário dirigido por Cristiana Grumbach.O filme vai em busca das famílias que perderam seus filhos e encontraram conforto, e força para continuar vivendo, nas mensagens psicografadas pelo médium.Grumbach constroi seu documentário a partir de entrevistas que procuram, sem pressa, dar conta do sentido dessas cartas e da relação dessas mães com a morte. Para assinalar a saída de um personagem de cena e a entrada de outro, ela congela a câmera em sofás, cadeiras e fotos.Cena do filme "As Cartas Psicografadas por Chico Xavier", que atraiu moradores de Paulínia ao cinema
(Foto: Divulgação)
Pois, conforme o filme avançava, a cada novo sofá enquadrado, meia dúzia de espectadores deixavam a sala. E não são poucos os sofás mostrados por Grumbach.Dois homens que estavam ao lado desta repórter, lá pelas tantas, tiveram o seguinte diálogo:- Você sabe que esse filme é documentário, né?
- É, eu sei, tem documentário e ficção. Mas... Documentário demora?São os moradores de Paulínia descobrindo que cinema é o "Chico Xavier" de Daniel Filho, mas é também o Chico Xavier das cartas lidas em close.