Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Com sucesso de 'Nosso lar', temática espírita ressalta o sucesso do tema pelo mundo do cinema


O que “Nosso lar”, com seus mais de um milhão de espectadores em menos de uma semana, e “Chico Xavier”, que levou mais de 3 milhões de pessoas ao cinema, têm em comum, além de serem sucessos de público? Acertou quem disse uma temática espírita, que mostra um contato entre o mundo dos vivos e o dos mortos, através de um médium.

Para mostrar que os filmes além da vida sempre fizeram sucesso, o site Globo.com selecionou dez que, de um modo ou de outro, mostram espíritos tentando se comunicar com os vivos. Às vezes, eles usam o modo tradicional, como em “Ghost - Do outro lado da vida”, mas há casos em que a tecnologia é o caminho escolhido, como em “Ringu”.

Há histórias de amor, suspenses, terror, cinebiografias e até adaptações de outras obras de Chico Xavier. Não é a intenção acabar com as propostas, mas incentivar a discussão. Aproveitem e deixem outras ideias nos comentários.



'Ghost' (Foto: Divulgação)

"Ghost - Do outro lado da vida" (1990)
Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demmy Moore) são o típico casal perfeito. Até que Sam é morto em um assalto e Molly fica desolada. Com saudade do amado, ela procura ajuda de uma médium picareta (Whoopi Goldberg, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel) que, inexplicavelmente, começa a realmente falar com o “outro lado da vida”. É inesquecível a cena em que Sam, incorporado na médium, dança com Molly.

 


'Sexto sentido' (Foto: Divulgação)

"Sexto sentido" (1999)
“Eu vejo gente morta.” A frase imortalizada pelo então menino Haley Joel Osment, na pele do atormentado Cole Sear, saiu do filme para entrar no cotidiano. No filme que projetou a carreira do diretor M. Night Shyamalan, Bruce Willis é um psicólogo que tenta ajudar pessoas que passaram por traumas e que encontra o garoto, arredio porque ninguém acredita nele. O filme ficou famoso pela construção cuidadosa do suspense num ambiente assustador, levando o espectador a não saber o que vai acontecer em seguida. Muito menos no final.



'Bezerra de Menezes' (Foto: Divulgação)

"Bezerra de Menezes – O diário de um espírito" (2008)
O pequeno filme cearense que começou a onda espiritual no cinema brasileiro fez mais de 300 mil espectadores, mesmo tendo poucas cópias para rodar o circuito. No longa, a história do médico cearense, que, tendo vivido a infância e a adolescência no sertão, migrou para o Rio de Janeiro, se elegendo até vereador e deputado. Mas seu trabalho mais famoso foi em prol dos desfavorecidos, além da propagação da doutrina espírita pelo país.



'Além da eternidade' (Foto: Divulgação)

"Além da eternidade" (1989)
Neste filme de Steven Spielberg, Pete Sandich, vivido pelo sumido Richard Dreysfuss, é o melhor piloto-bombeiro que há no grupo, abusando da capacidade e da sorte com manobras desnecessárias que assustam a namorada, interpretada por Holly Hunter, e os companheiros. Em uma de suas missões, após salvar seu melhor amigo (o também sumido John Goodman), seu avião pega fogo e explode. Morto, ele encontra um anjo (vivido por Audrey Hepburn, em seu último papel no cinema), que explica que a sua função agora é exatamente ajudar outros pilotos quando eles mais precisarem, como uma espécie de anjo da guarda. Claro que o piloto “apadrinhado” é tão irresponsável quanto ele e se apaixona pela sua ex-namorada. Mas, como anjo, ele só tem a ajudar, nunca atrapalhar.



Detalhe do cartaz de 'Ringu' (Foto: Divulgação)

"Ringu" (1998)
Primeiro de uma série de filmes sobre o assunto, que rendeu remakes até americanos, o filme do japonês Hideo Nakata é um terror sobrenatural, em que a tecnologia faz o contato entre o mundo dos vivos e dos mortos. Uma jornalista investiga uma série de mortes envolvendo uma lenda em que quem assistir a uma determinada fita de VHS a uma hora específica vai receber um telefonema e, em uma semana, morrerá. De assustar até os mais incrédulos.



Javier Bardem em cena no longa (Foto: Divulgação)

"Biutiful" (2010)
No mais linear filme do cineasta mexicano Alejandro González Iñarritu, o espanhol Javier Bardem é um médium que ajuda parentes pobres dos mortos a receber as últimas mensagens dos que partiram. Pai de duas crianças e sofrendo com a separação da ex-mulher, ele é obrigado a repensar a vida quando recebe a notícia de que está com um câncer em estágio terminal e só tem mais alguns meses pela frente. Por conta do seu papel, Bardem ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes esse ano.



'O mistério da libélula' (Foto: Divulgação)

"O mistério da libélula"(2002)
Kevin Costner é Joe Darrow, um médico de luto por causa da morte da esposa, Emily (Susana Thompson), em um acidente de ônibus na Venezuela. Exausto de trabalhar para tentar esquecer a mulher, Joe começa a acreditar que recebe mensagens do além, através dos desenhos dos ex-pacientes da esposa e em casa, por meio de imagens de libélulas, a marca de nascença de Emily. Acossado por essas aparições, ele decide visitar o lugar onde a mulher morreu e lá tem uma grande surpresa.



'Um olhar do Paraíso' (Foto: Divulgação)

"Um Olhar do Paraíso" (2009)
Esta adaptação do livro homônimo de Alice Sebold narra a vida de uma família após o brutal assassinato de sua filha adolescente pelas mãos de um vizinho. Por causa do trágico incidente, a garota passa a observar seus parentes, em profunda dor, a partir de seu particular limbo, pois se nega a aceitar sua morte e a dar o passo definitivo ao além. Seu espírito consegue se conectar com seu pai, que sente ter fracassado no momento de proteger a filha. A partir daí, decide começar a investigar os vizinhos para descobrir a verdade e dar à menina o descanso eterno.



'Amor além da vida', imagem da capa do DVD (Foto: Divulgação)

"Amor além da vida" (1998)
Aqui, Chris Nielsen (Robin Williams) e Annie Nielsen (Annabella Sciorra) também têm uma família perfeita. Mas, aos poucos ela vai se despedaçando, após a morte dos filhos e, anos depois de Chris. Annie, que já tinha sentido a morte dos filhos, fica completamente perdida com a morte do marido, e decide cometer suicídio. Chris, então, sai do paraíso, para onde tinha ido, para buscar a amada no inferno. O curioso desse filme é que os mundos além da vida são retratados como se fossem as pinturas de Annie.



'Joelma, 23º andar', detalhe da capa do DVD (Foto: Divulgação)

"Joelma, 23º andar" (1980)
Considerado o primeiro filme espírita brasileiro, este longa foi baseado em outra obra do médium Chico Xavier: “Somos seis”. A trama fala sobre a tragédia do edifício que dá nome ao filme, onde, em 1974, houve um incêndio causando a morte de 179 pessoas e deixando mais de 300 feridos. Lucimar (Beth Goulart) trabalhava no prédio e morreu no acidente. Sua mãe entra em depressão com a partida da filha e é aconselhada a procurar o famoso médium para saber se sua filha está bem.


Enviado por Roberto Silveira | Antônio Roberto Fontana
13/09/2010
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31