Na onda do espiritismo no cinema - capitaneada por Chico Xavier e Nosso Lar, inspirado em obra do mais famoso dos médiuns brasileiros -, O último romance de Balzac mescla documentário e ficção para apresentar um estudo sobre a veracidade de um suposto romance do escritor Honoré de Balzac, psicografado por Waldo Vieira, que trabalhava com Xavier.
O psicólogo Osmar Ramos Filho dedicou dez anos a estudar em detalhes o romance Cristo espera por ti e verifica detalhes semelhantes à obra do escritor, como a descrição pictórica de um quadro do século XVII, do pintor holandês Paul Potter. “É comum esse tipo de descrição na obra de Balzac”, diz Ramos Filho, no documentário.
A ficção fica por conta da encenação, no estilo cinema mudo - em preto e branco e com legendas em quadros -, do romance A pele de onagro, também de Balzac. O filme teve sua estreia em Gramado e é o quarto a ser exibido na mostra competitiva de longas-metragem brasileiros. O diretor Geraldo Sarno, antes da exibição, disse que Cristo espera por ti revela aspectos centrais da obra de Balzac. (...)
In: http://dalhemongo.com/o-ultimo-romance-de-balzac-amplia-onda-do-espiritismo-no-cinema