A cinebiografia do atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tentará concorrer a uma das cinco vagas na disputa pelo Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A inesperada escolha da Comissão de Seleção do MinC foi divulgada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Uma enquete realizada pelo Ministério através de seu site oficial havia indicado o filme “Nosso Lar” como o favorito do público para a corrida ao prêmio, seguido por “Chico Xavier“, “Os Famosos e os Duendes da Morte“, “O Grão” e “Antes que o mundo acabe“.
“Lula, o Filho do Brasil” estava apenas em sexto lugar na pesquisa, e era uma improvável escolha entre os 23 filmes selecionados para a disputa. A pesquisa foi realizada entre os dia 8 e 20 de setembro.
A comissão de seleção era formada por membros do Ministério da Cultura, da Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema do Brasil e da Academia Brasileira de Cinema.
A lista dos indicados ao Oscar 2011 será divulgada no dia 25 de janeiro, e a cerimônia de entrega está marcada para 27 de fevereiro.
Internautas questionam indicação de ‘Lula, o filho do Brasil’ para concorrer a uma vaga no Oscar
Ana Carolina Morett
RIO – A escolha do filme “Lula, o filho do Brasil” para concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira provocou a reação dos internautas que participaram de uma votação popular no site do Ministério da Cultura. Apesar de o longa de Fabio Barreto ter ficado em sexto lugar na enquete, com 1% dos votos, a obra que relata a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhida por unanimidade pela Comissão de Seleção, formada por membros do MinC, da Secretaria de Audiovisual, da Ancine e da Academia Brasileira de Cinema.
Logo após o anúncio da escolha de “Lula, o filho do Brasil” no site do ministério , nesta quinta-feira, os internautas começaram a postar comentários questionando a validade da votação, além da qualidade do filme. Na enquete, que teve 130 mil votos em 12 dias, o longa escolhido foi “Nosso lar”, livro baseado na obra do espírita Chico Xavier, com 70%.
Blog do Xexéo: Crítica argentina detona ‘Lula, o filho do Brasil’
“Escrevo por estar inconformado que o filme escolhido para representar o Brasil tenha sido ‘Lula, o filho do Brasil”, contrariando a maioria das pessoas que escolheram ‘Nosso lar’”, escreveu o internauta Paulo Bomfim no site do MinC. “Se sucesso de bilheteria e escolha popular não servem como critério para mostrar o que representa a vontade da população, gostaria de saber qual critério então foi utilizado e o que pode ser feito para que esse resultado seja revertido…”, ele completou.
Outro internauta, identificado como Danillo, criticou a escolha do que chamou de “um filme populista”.
“Pessoal, fala a verdade, vocês do MinC abriram a enquete para ver se o povo endossa a escolha do filme do Lula e não deu certo. Considerar um filme populista para concorrer ao Oscar é forçar a barra. Para quê abrir enquete se ela é irrelevante?”.
Já Diego S. Andrade disse estar decepcionado:
“A enquete promovida de nada serviu. Vocês foram totalmente contra o resultado, na minha opinião isso tem mais ligação política do que cultural. Lamentável!!!”.
No site do GLOBO, leitores também criticaram a decisão dos membros da Seleção de Comissão. Entre os mais de 600 comentários postados até as 18h, a maioria questionava a escolha, ressaltando a qualidade dos outros concorrentes, como “Nosso lar”.
“O Lula do filme é risível, de uma hora para outra muda a voz e começa a arranhar a garganta. A ótima Gloria Pires faz uma personagem caricatural e a trilha melodramática dói”, comentou Francisco Maia magalhães.
“Não teve nenhuma relação com as eleições? Então, tá…”, questionou o leitor Guilherme Assunção Outeiro.
De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Cinema e membro da comissão, Roberto Farias, o filme sobre o Lula é o que tem mais chances de ser selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana. As indicações do Oscar serão anunciadas em 25 de janeiro. O Brasil concorre a uma de cinco vagas com outros 95 países. A premiação acontece em 27 de fevereiro.
MinC ignora voto popular na escolha para o Oscar
“Em uma iniciativa inédita, o Ministério da Cultura (…) abre (…) votação pública para a sugestão do filme brasileiro a ser indicado para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2011”, ufanava-se o MinC, em seu site, por ter criado uma enquete que daria ao internauta poder de opinar na escolha do longa que representaria o Brasil em Hollywood. A boa intenção, no entanto, ficou só nesse texto. A promessa de levar em consideração a opinião popular não foi cumprida: nesta quinta-feira, a Comissão de Seleção Oficial do Oscar elegeu como representante do país Lula, o Filho do Brasil, filme que tinha apenas 1% dos votos do público.
O grande vencedor da enquete criada pelo MinC foi o fenômeno espírita Nosso Lar, que concentrou 70% dos quase 130.000 votos recebidos pelo site do ministério. O longa sobre a trajetória de Lula, de Fabio Barreto, teve 1.646 votos e ainda foi ultrapassado por outras quatro produções: Chico Xavier, Os Famosos e os Duendes da Morte, O Grão e Antes que o Mundo Acabe.
Confira a votação:
• Nosso Lar
(70,0%, 88.894 Votos)
• Chico Xavier
(12,0%, 14.881 Votos)
• Os Famosos e os Duendes da Morte
(8,0%, 10.437 Votos)
• O Grão
(2,0%, 2.431 Votos)
• Antes que o mundo acabe
(2,0%, 2.035 Votos)
• Lula, o Filho do Brasil
(1,0%, 1.646 Votos)
• Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
(1,0%, 1.227 Votos)
• As Melhores Coisas do Mundo
(1,0%, 1.147 Votos)
• Utopia e Barbárie
(1,0%, 843 Votos)
• Carregadoras de Sonhos
(1,0%, 659 Votos)
• O Bem Amado
(0,0%, 582 Votos)
• Reflexões de um Liquidificador
(0,0%, 520 Votos)
• Em Teu Nome
(0,0%, 448 Votos)
• É Proibido Fumar
(0,0%, 423 Votos)
• Bróder
(0,0%, 375 Votos)
• Quincas Berro D’água
(0,0%, 350 Votos)
• A Suprema Felicidade
(0,0%, 202 Votos)
• Olhos Azuis
(0,0%, 182 Votos)
• Sonhos Roubados
(0,0%, 163 Votos)
• Hotel Atlântico
(0,0%, 70 Votos)
• Os Inquilinos
(0,0%, 62 Votos)
• Cabeça a Prêmio
(0,0%, 56 Votos)
• Ouro Negro
(0,0%, 54 Votos)
(Assessoria de Comunicação SAv/MinC)