O Instituto Espírita de Estudos Filosóficos – IEEF realizou nos dias 20 e 21 de Novembro de 2010, o II Simpósio de Filosofia Espírita, o qual teve como tema principal: “Filosofia Espírita: seu Lugar no Tempo e na História da Filosofia.”
Realizado no Centro Espírita Nosso Lar, pelo Instituto Espírita de Estudos Filosóficos, capitaneado pela professora Astrid Sayegh, pretendeu realizar uma abordagem histórica da filosofia, principalmente no sentido de resgatar seu papel na constituição da Filosofia Espírita.
A organização do evento apresentava como justificativa do tema a necessidade de resgatar a Filosofia Espírita em seu valor, "como um marco norteador do destino da humanidade, como um “lugar” no percurso do viajor cognoscente, posto que traz novo sentido para a existência, para a caminhada do espírito na temporalidade, tanto do ponto de vista epistemológico quanto ontológico". O objetivo específico do evento, por sua vez, era explicitar a Filosofia Espírita nas obras de Kardec, o que ficou claro nos temas das palestras e do "Workshop".
Astrid Sayegh
Após a apresentação do Coral Vozes de São Paulo, Astrid Sayegh abriu o simpósio sublinhando que a filosofia espírita não surgiu do nada no século XIX. A professora apresentou como ponto de partida o "Banquete Filosófico" da Grécia Antiga, traçando um histórico até a filosofia espírita, conforme foi mais detalhado nas palestras posteriores.
"Espiritismo é Filosofia, uma filosofia séria e rigorosa", aponta a professora.
"Qual a essência da filosofia no Livro dos Espíritos?" - questionava e respondia: "A Filosofia enquanto lógica é fundamental para a compreensão do Espiritismo. A libertação pelo conhecimento pelo saber - o Espiritismo liberta pelo amor, pelo afeto, mas também pelo conhecimento, pela razão".
A série de palestras foi iniciada por Cláudia Helena Alves Gomes, expositora do IEEF, com o tema "A Tradição Filosófica: O Ponto de Partida...". Ela apresentou a história da filosofia como história do pensamento humano, o filosofar como algo natural.
Ao buscar a questão 802 de O Livro dos Espíritos, Cláudia Gomes voltou ao tema do convencimento pela razão. De Sócrates, buscou o "Conhece-te a ti mesmo" como caminho para a interiorização do ser, passo prévio para a reforma íntima.
Recorrendo a Aristóteles, ela afirmou que é impossível compreender o Espiritismo sem filosofia, alcançando a questão 919 de O Livro dos Espíritos e o comentário de Santo Agostinho no LE: "O conhecimento de si mesmo é a chave do melhoramento individual".
Logo depois o professor de Filosofia da USP, Franklin Leopoldo e Silva, falou sobre o tema "Os Caminhos do Viajor na Relação Fé e Razão".
Franklin Leopoldo e Silva
Com extrema candura e carisma, o professor discorreu sobre as relações históricas entre a fé e razão. "Viajando" de Santo Agostinho a Tomás de Aquino e as tentativas de conciliar, de síntese, entre fé e razão, comentou sobre a dimensão da subjetividade em ambas, o pensamento mítico-religioso e a passagem das explicações do mito a razão.
A parte da tarde apresentou a inovação do Simpósio, duas horas de "workshop" com dinâmica, onde o público presente foi dividido em pequenas salas de aula com monitores ,onde o objetivo era dialogar sobre "a função da Filosofia na Educação do Espírito". A reação de todos que participaram foi muito positiva, pela interação que ocorreu, a intensidade dos diálogos, uma inovação para ficar.
O final do dia ainda apresentou a palestra de Sérgio Biagi Gregório, presidente do Centro Espírita Ismael, sobre o tema "Filosofia Espírita Hoje e as Questões Existenciais".
Domingo começou com um momento de arte que entusiasmou a todos: Canto Lírico com Allan Vilches e Paula Zamp.
O ponto alto do dia foi a palestra da professora Astrid Sayegh com o tema "Emmanuel: A Filosofia da Ciência Amanhã e o Evangelho".
Baseando-se na conhecida obra de Emmanuel "O Consolador", Astrid dialoga sobre a tríade Filosofia Espírita, o Cristianismo e o Evangelho. Ela apresentou a filosofia através das parábolas e da aproximação entre a metafísica e a ciência na obra "O Consolador".
Ao discorrer sobre Emmanuel a professora apresentou sua vida como "Basílio de Cesareia" (Basílio de Cesareia, também conhecido como São Basílio (329 - 379) - padre da Igreja, teólogo e escritor cristão do século IV, foi um dos padres capadócios e doutor da Igreja).
O simpósio foi considerado um sucesso pelo público e pelos dirigentes do movimento espírita presentes.
VÍDEOS
Apresentação abaixo em vídeo:
1) a abertura do evento
2) entrevista com Franklin Leopoldo e Silva
3) trechos da palestra de Franklin Leopoldo e Silva
4) trechos da palestra de Astrid Sayegh
5) entrevista com Astrid Sayegh
Assista aos vídeos do simpósio em http://www.espiritualidades.com.br/
Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel
09/12/2010
|