Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Versão Blue-ray de "Nosso Lar" traz legenda em Esperanto


O Diário do Pará online, de 11/01/2011, divulgou uma notícia interessante para o nosso movimento espírita-esperantista nacional e também internacional. Leia, a seguir, trecho da matéria:



"Chegam às locadoras na próxima quarta-feira, 12, o Blu-ray e o DVD do filme “Nosso Lar”, pela 20th Century Fox Home Entertainment. O longa-metragem teve a segunda maior bilheteria nacional em 2010 e a quarta maior desde a retomada do cinema nacional. “Nosso Lar” foi adaptado da obra do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, ditada pelo espírito do médico André Luiz e publicada originalmente em 1944. O filme é atualmente a produção nacional mais cara da história do cinema brasileiro, orçada em R$ 20 milhões.

No mesmo dia também chega às lojas para venda ao consumidor o Blu-ray de “Nosso Lar”, o primeiro feito pela Fox entre os títulos nacionais. Sendo assim, quem quiser ter em casa o filme em alta definição poderá conferir extras como ‘Making of’, ‘Pílulas dos Bastidores’, ‘Fotos de Cena e Bastidores’ e ‘Trailer do Cinema’. O Blu-ray traz legendas em sete línguas, como o esperanto. (Grifo nosso) [...]"

Segundo
Alberto Minardi Chueiri, professor de língua portuguesa e de Esperanto, e diretor do DEG-MG, Grupo de Divulgação do Esperanto de Minas Gerais, "essa é uma grande notícia no movimento, pois a FOX filmes contratou o ex-presidente da BEL, Pedro Cavalheiro, para executar essa empreitada de traduzir o filme para o Esperanto, contando com revisores nacionais e internacionais. Para o Esperanto no Brasil isso é uma grande vitória, pois raramente filmes nacionais têm legendas em português. O interessante é que foi citado que há 7 línguas e apenas ressalta o Esperanto. Isso mostra que tudo que tem sido citado sobre o Esperanto na mídia,tem trazido a língua para uma maior visibilidade jornalística. Mercadologicamente, o Esperanto também se torna um objeto de venda e, talvez, as suas citações frequentes em anúncios como esse induzam mais traduções de legendas para o Esperanto, criando-se, assim, um potencial mercado de trabalho para tradutores esperantistas".

Comentários na página:
  • Ciro Gomes deFreitas disse:  "Estas treege bone ke Esperanto okupiĝas en preskaŭ ĉiuj kampoj de la vivo - Nepre mi aĉeto la filmon "NiA hEJMO" kum esperanta legendo. Gratulon!
    É muitíssimo bom que o Esperanto ocupa quase todos os campos da vida. Impreterivelmente eu comprarei o filme "Nosso Lar" com legenda em Esperanto. Parabens!
  • Marcia Braga de Oliveira disse:  "Parabenizamos enfaticamente os produtores de NOSSO LAR por oferecerem as legendas no Idioma Universal Neutro, ESPERANTO , que tem expressado, a cada dia, sua relevância na aproximação de nações e culturas de todo mundo!"
  • Josenilton disse:  "Que bom que o Esperanto está emplacando também no cinema nacional! Que outros grandes filmes sigam o exemplo!"
  • Affonso Soares disse:  "Parabenizo a Redação do Diário do Pará pelo destaque que dá à Língua Internacional Neutra ESPERANTO, ao mencionar os idiomas usados nas legendas. Aproveito para lembrar que o ESPERANTO será divulgado no 1° Congresso Espírita do Pará, que ocorrerá em Belém, de 14 a 16 de janeiro, por meio de estande com exposição de obras espíritas em ESPERANTO."
  • Roger Gotardi disse: "Não sou espírita, mas já li o livro - em esperanto - e adoraria assistir ao filme com legendas na língua internacional! Taí mais um DVD para a minha prateleira ;)"
  • ursula grattapaglia disse: "Filme em esperanto? Que inteligente. Uma edição para todos os países e todos os povos. Viva gente com visão do futuro!"
  • Josias Barboza disse: "Em esperanto? Que legal! Quero comprar. O que mais há no cinema em esperanto? Josias Barboza"
  • Renata Ventura disse: "Nossa! Muito legal! Legendas em Esperanto! Acho que todo DVD tinha que ter legendas em esperanto. Agora vou comprar com certeza. Vou comprar alguns DVDs, já que agora poderei enviar para meus amigos estrangeiros! Muitos deles não falam inglês, mas falam esperanto."
  • Fernando Maia Jr. disse: "Legal! Falo esperanto; vou comprar e conferir as legendas. É sempre bom ter mais fontes de estudo."

Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | DEG-MG | Setor de Divulgação | In: Diário do Pará online | 11/01/2011 >> http://diariodopara.diarioonline.com.br/not.php?idnot=124655
16/01/2011
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31