A partir do próximo ano, o Espiritismo deixa de ser um estudo exclusivo de centros espíritas espalhados pelo território nacional e passa a ser ensinado em faculdades. O Paraná sai na frente e anuncia para 2011 o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil, com direito à diploma, beca e tudo o que é de direito em graduação universitária.
O Brasil é conhecido como o país do Espiritismo, com cerca de 2 milhões e 300 mil adeptos. Embora a doutrina tenha surgido na França há cerca de um século e meio, através do educador e pesquisador francês Allan Kardec, foi no Brasil que a crença e experiências tiveram ampla disseminação.
A doutrina da Ciência Espírita tem como base a crença em um Deus único, criador de todo o Universo e a multiplicidade de mundos habitados. Para os espíritas, a alma é imortal e está em eterna evolução por meio de sucessivas encarnações.
O curso terá foco na análise da doutrina em seu caráter religioso, filosófico e científico. A existência da alma e sua sobrevivência ao transe da morte, bem como fenômenos da mediunidade representam um universo ainda a ser estudado nas rodas acadêmicas.
A graduação de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba.
(Fonte: www.falec.br)
Proposta
Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? Esses questionamentos fazem parte do cotidiano do ser humano, e o curso de Teologia Espírita da Falec traz instrumentos e instruções para que seus alunos possam seguir na construção das suas respostas. Essas questões e, consequentemente, seus desdobramentos, ganham cada vez mais importância, em uma época marcada por diversos conflitos e desafios, e que mostra cada vez mais o papel determinante do homem na Terra. O curso de Teologia Espírita abre novas paisagens no horizonte do conhecimento, iluminando o “ser” em sua trajetória evolutiva.
Assim, a proposta do Curso de Bacharelado em Teologia Espírita é a de possibilitar o estudo sistemático, acadêmico, da Doutrina dos Espíritos, dando sequência ao esforço de quase 50 anos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE - no sentido de reconceituar o Espiritismo no Brasil.