Reportagem: Pacheco de Souza
Redação: João Paulo Costa
Na noite dessa terça-feira, 16, foi assinado no plenário da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo o termo de cooperação entre o município e a Fundação Cultural Chico Xavier. Além de definir as diretrizes de administração do Memorial, a parceria tem como objetivo buscar ações em prol da cultura e defesa do patrimônio natural de Pedro Leopoldo.
De acordo com o prefeito Marcelo Gonçalves, o convênio vem de acordo aos esforços da administração em preservar o bem histórico, assegurando a todos o conhecimento, o respeito e o desenvolvimento a partir das riquezas locais. “O Projeto Chico Xavier na reserva do Capão contará com museu e auditório. Este memorial, em parceria com a União, entrará, no próximo ano, para o percurso turístico do país. Será uma atração, inclusive, para os milhares de estrangeiros que visitarão o país durante a Copa”, comemora o prefeito.
Com o término das obras, previsto para agosto de 2012, caberá à Fundação Cultural Chico Xavier, representada pelo diretor-presidente Geraldo Lemos Neto, programar roteiros turísticos e ambientais relacionados à vida do médium, bem como a manutenção de um museu contendo as obras do "mineiro do século".